6 de janeiro de 2007

MAGIA DE REIS PROTEGE UDBUSTOS

Cortejo dos Reis Magos a favor da União Desportiva de Bustos vem noticiado no Bairrada Livre, 18-1-1975:
"Realizou-se, como de costume, a festa dos Reis Magos, cabendo a vez, este ano, a favor da União Desportiva de Bustos que rendeu cerca de 40 contos."
(in Bairrada Livre, na Local de Bustos da secção Bairrada de lés a lés, 18.1.1975)
cerca de 40 contos = cerca de 200,00€
---
Caso inédito, que não serviu de exemplo.
António Henriques Vidal era o pároco de então.
srg
***
...OS REIS, algures na Bairrada

‘Por seu lado, a festa dos Reis Magos é das mais importantes para o estudo da personalidade do povo bairradino em geral e mesmo de alguma iconografia pagã. Aí despontam os sinais e os símbolos religioso e histriónicos latentes na organização dos homens nativos; aí surge a religiosidade desta gente tocada por laivos de paganismo e de iconolatria. Por isso acho que a festa dos três Reis Magos constitui um importante elemento de estudo da psicologia do povo desta região.

Faz reviver a cena bíblica, conforme se sabe. Forma-se um grupo, geralmente sob a direcção do pároco local, os integrantes decoram os textos alusivos, alugam na cidade os trajos requeridos, ensaiam os cânticos e hossanas com as raparigas na presença da banda de música contratada para o efeito. Quando tudo está pronto, o grupo sai à rua. Estamos a 6 de Janeiro.

Cada Rei, montado no seu cavalo e vestido a preceito, conduz o cortejo de raparigas entoando os cânticos laboriosamente aprendidos e levando à cabeça, cada uma delas, a sua dádiva ao Menino Jesus – dádivas que depois serão leiloadas no adro da igreja junto com outras que aparecem ofertadas em carros alegóricos incorporados no cortejo.

Os Reis percorrem três caminhos diversos delineados previamente, através de alas de gente curiosa e atenta, indo encontrar-se todos ao mesmo tempo no largo escolhido, onde irá decorrer o auto da adoração dos reis Gaspar, Belchior e Baltasar e a simbólica entrega das dádivas que os acompanham.’

In Arsénio Mota, Recordações do Berço (citado anteriormente). Este corpo sobre os Reis foi extraído do texto ‘Natal, S. Silvestre e Reis’. Publicado pela 1ª vez no «Independência d' Águeda», 10-04-1954.

2 comentários:

  1. Anónimo11:21

    Isto acontecia assim mais ou menos em 140 e 1950. Depois os costumes foram-se alterando. E agora como são? Ninguém diz? Ninguém sabe? Ninguém vê?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo06:08

    Dúvida pertinente colocada por Loureiro Silva. A alteração dos costumes atravessa os tempos, mas não justifica tudo.
    Em Bustos, o Cortejo dos Reis Magos deixou de ser realizado. Entretanto a Mamarrosa recuperou este evento que, por sinal, tem tido grande adesão.
    sérgio micaelo ferreira, 10-1.2007

    ResponderEliminar