3 de janeiro de 2007

PELO SIMPLES FACTO DE EXISTIR

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro reinventou a propaganda, fez história e entrou para os anais do marketing político e da publicidade.
Interpretando as correntes mais minimalistas do pensamento, provando assim a sua extrema modernidade, o executivo espalhou por todo o concelho painéis anunciando que Oliveira do Bairro existe.

Podemos, finalmente, esquecer todas as dúvidas, hesitações ou receios porque aí estão os cartazes garantindo que Oliveira do Bairro é. E não contente com esta mensagem, tão necessária, tão importante, tão relevante, os cartazes acrescentam: Oliveira do Bairro é cultura, é desporto, é indústria, é etc…

Mais do que esta autêntica revelação, tão filosófica como pictórica (repare bem na foto), é uma felicidade poder contar com uma Câmara Municipal capaz de gastar dinheiro em cartazes enormes só para nos sossegar. E carinhosamente nos garantir que Oliveira do Bairro é cultura, é desporto, é etc.

E tal!

Os mais cépticos estarão escandalizados dizendo que se trata de dinheiro mal gasto, até pela ausência de uma verdadeira mensagem. Acusarão o município de gastar sem razão. Mas eu, que sou ingénuo e muito crédulo, agradeço a dádiva, tomo cada cartaz por um novo apostolado. Inclino-me e quase rezo.

Caro leitor, se amanhã me encontrar na rua não me dê os bons dias ou boas tardes. Neste novo ano exijo um novo cumprimento. Imploro-o. Por favor não me venha com um simples “Olá!”. É preciso que me diga,
“ Tu existes”.
Seguirei rua acima, certo e seguro de existir. E esse será todo o meu pensar.


EU
(Belino Costa)

1 comentário:

  1. Anónimo23:23

    «Oliveira do Bairro existe», logo não foi extinto...

    O slogan é uma adaptação do criado pelo Dôtô Fèrnando Vieira para o ‘UDB’ a que apela ao direito de existir. A UDB ainda poderá vir a receber alguma metambira pelos direitos de autor. Ou o escrito «Oliveira do Bairro é cultura» é apenas um entretém ... que soa bem.

    ResponderEliminar