7 de junho de 2005

A MENTIRA AO SERVIÇO DA POLÍTICA

O “Jornal das Bairrada”, no passado dia 11 de Maio, publicava uma notícia espantosa; anunciava o arranque das obras do Parque Desportivo de Bustos sem indicar a fonte da notícia. Assim, a seco e sem mais explicações, a informação seria pouco fidedigna, mas, para maior incredibilidade e espanto, o jornal justificava o início das obras afirmando:
“Fernando Vieira, presidente do Bustos, tomou uma posição de “força”, e ameaçou algumas entidades, caso a infra-estrutura não arrancasse no mais curto de espaço de tempo possível.”
Espantoso! Ficámos a conhecer o extraordinário poder do presidente da UDB, capaz de “posições de força”, capaz de levar “várias entidades” a darem início aos trabalhos. É de homem!
Mais recentemente a mesma publicação veio afirmar que as “obras avançavam a bom ritmo”.
A mentira é óbvia e notória. Não houve concurso ou adjudicação de qualquer obra e nem todos os terrenos incluídos no projecto são já pertença municipal. Factos aparentemente irrelevantes para a “entidade” que mandou espalhar areão (foto) na zona do futuro parque desportivo.

O raciocínio e estratégia política são transparentes. O jornal espalha a notícia e o areão dá-lhe credibilidade. O crédulo Zé Povinho ao ver a areia fica convencido. E se for preciso, estou certo, ainda mandarão espalhar algumas máquinas pelo recinto. Só para desfazer as últimas dúvidas…
A manipulação não deixa de ser notável porque ninguém pode, em boa verdade, acusar a vereação municipal de mentir. Afinal quem noticiou o início das obras foi o “JB” (também conhecido por Jornal Oficial do CDS/PP) e este nunca refere qualquer decisão ou compromisso da Câmara Municipal que é sempre referida como uma “entidade”. A “entidade” que nada disse, limitando-se a mandar espalhar o areão.
Fernando Vieira, que nada fez, é afinal o responsável por toda a manigância, apesar de também ele nunca ter aberto a boca. (O jornal confessa mesmo que o não conseguiu contactar).
É o jornalismo podre e promíscuo. É a política do Faz de Conta em todo o seu explendor.

Cada vez mais me convenço que eles nos tomam por estúpidos.

Belino Costa

5 comentários:

  1. Anónimo00:10

    A última notícia vem assinada por Manuel Zappa. Certamente "escreveu por encomenda". Com que então as obras vão “em bom ritmo”, senhor jornalista?
    O areão está lá. Basta espalhá-lo e aplicar um tapete de relva sintética por cima. Um mureco será suficiente para haver mais um corta-fitas. Convinha fazê-lo depressa enquanto o PSD de Oliveira do Bairro está a dar uns dias de avanço à propaganda PP.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:11

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. O Manuel Zappa ( provávelmente filho de um admirador de Frank Zappa) é o elo mais irrelevante desta história. Provavelmente ele até escreveu com boa fé, e acabou por ser manipulado.

    Também lhe atiraram areia para os olhos. Afinal quem mexe os cordelinhos? O Zappa não é por certo!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo12:08

    De onde veio tanto metro cúbico de inertes?
    Será que terá vindo de um desmonte de um terreno onde está a ser construída uma grande estrutura na zona industrial de Vila Verde/Póvoa do Forno?
    Quer dizer, com uma cajadada enganou-se o povo de Bustos.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo00:41

    Belino

    Esta fantastico este "site", sobretudo para quem esta longe.
    Aqui de terras do Tio Sam,vai um pedido.
    Fotos, muitas fotos de tudo e de todos.
    Fantastico ver o Ze Eduardo,Licinio Mota, Dr.Assis,
    TI CHICO, com letra grande pois tenho uma grande admiracao por ele, e muitos outros.
    Continua, e nao te esuqecas, fotos, muitas.
    Continua.
    PARABENS

    ResponderEliminar