28 de novembro de 2012

COVÕES – PRESÉPIO MONUMENTAL É NA CASA DO POVO


Visita do presépio na Casa do Povo de Covões
 A marcação de grupos deve ser efectuada
através de mail:
Casa Povo Covões: casapovocovoes@gmail.com

ou pelos telefones:
96 432 13 18 (Manuel Ruivo)
ou 93 450 79 00 (Messias Simões).
Entrada livre.

*


Por iniciativa da Casa do Povo de Covões e da AACCC – Associação de Arte e Cultura do Concelho de Cantanhede foi iniciada a construção do 28.º Presépio Monumental 2012, a cargo do Sr. Eduardo Azevedo, de Ançã, conhecido como o “Madeirense”.
Eduardo Azevedo tem construído os seus presépios em vários locais, nomeadamente nos Bombeiros Voluntários de Coimbra e na Capela de S. Bento, em Ançã (o seu S. Bentinho). Em 2010 levou a sua arte à terra natal, na Madeira, mais propriamente a Serra de Água, zona bastante afectada pelos temporais que assolaram a região.
No último Natal, por falta de local condigno, construiu o Presépio na sua própria residência. Mesmo assim recebeu a visita de mais de 600 crianças das escolas da região.

Esta ação conta com o apoio da Câmara Municipal de Cantanhede, Paróquia de Santo António (Covões), Junta de Freguesia de Covões e algumas empresas da região.
O Presépio ocupa um grande espaço do salão de festas da Casa do Povo de Covões (mais de 110 m2), integra mais de uma centena de figuras e 11 maquetes representativas de cenas do quotidiano, nomeadamente o palácio romano, moinho de vento, azenha, rio, casa típica da Madeira, casa típica serrana, pontes, coreto, Igreja, etc., iluminadas por várias dezenas de candeeiros miniatura.
As miniaturas são integralmente construídas em materiais recicláveis, tais como barro, pedra de Ançã, lousa, cascalho, casca de árvores, etc.
ABERTURA E ENCERRAMENTO
A sua abertura oficial decorrerá no domingo, dia 09 de Dezembro, pelas 15 horas e o seu encerramento está previsto para o Dia de Reis (06 de Janeiro).
VISITA DAS ESCOLAS DO CONCELHO DE CANTANHEDE
O programa inclui, com a colaboração da Câmara Municipal, a visita guiada das escolas do concelho na semana de 10 a 15 de Dezembro.
Estão previstos alguns momentos musicais, nomeadamente na abertura, no dia de Natal e no encerramento.
ABERTURA AO PÚBLICO
Nos restantes dias o presépio estará aberto ao público em geral, com entrada livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário