21 de setembro de 2010

Inocêncio Caldeira: deixou-nos um dos últimos “Gavetas”

Faleceu hoje Inocêncio Simões Caldeira. Nascido no Sobreiro em 3 de Outubro de 1922, o Inocêncio, filho de Manuel Catroxo Capela (natural do Montouro) e de Maria Augusta Simões, do Sobreiro, foi um dos ases do Futebol Clube de Bustos, os “Gavetas”, um dos clubes precursores da União Desportiva de Bustos, a par do rival Futebol Clube os Azuis de Bustos, filial do Belenenses e conhecidos por “Canecas”.

«Canecas e Gavetas
Fazem jogo limpinho;
Cuidado com os Canecas
– estão cheios de vinho!»

O Inocêncio foi um dos grandes craques do futebol bustuense e só não foi jogador do padrinho Futebol Clube do Porto porque tinha 17 anos quando foi treinar no então Campo da Constituição.
Apesar das insistências do olheiro do FCP, no ano seguinte o pai proibiu-o de se mudar para o Porto, por achar que o futuro dele estava na arte de alveitar que abraçou durante uma vida e não na prática do futebol, profissão de vagabundos, como lembrou AQUI o Aristides Arrais.
Bustos deve-lhe ainda a sua participação no nascimento da união dos dois clubes rivais, que em 2/10/1948 deram lugar à União Desportiva de Bustos e cuja camisola ainda vestiu. Arrumadas as chuteiras, foi dirigente da UDB e esteve ligado ao alargamento e arranjo do piso do campo do Sobreiro, que até então não passava dum poisio adaptado à prática do futebol.
Inocêncio Caldeira foi também dirigente da Casa do Povo de Bustos durante vários mandatos.

A partir de hoje, o pequeno/grande jogador tem lugar reservado na 1ª divisão celestial.

O seu funeral realiza-se às 17H00 de amanhã, com saída da Capela Mortuária.
___
- Quadra da revista “Bustos em Cuecas” (1937), recolhida por Arsénio Mota no seu livro “Bustos – Elementos para a sua história, edição ABC, 1983.
- Baseado no texto do Serginho Inocêncio Caldeira treinou com o Hernâni, publicado em 11/4/2005 no antecedente “Bustos – do passado e do presente”, AQUI (o link não é directo, abrangendo todo o mês de Abril).

Sem comentários:

Enviar um comentário