27 de setembro de 2010

ANIMAÇÃO POLÉMICA

A polémica aqui lançada pelo Alberto Martins sobre as iniciativas de animação promovidas pela Junta de Freguesia parece-me muito adequada e útil. Isto porque acredito na velha máxima que diz: Da discussão nasce a luz.
O meu primeiro elogio vai para o Alberto Martins, por se interrogar, por nos interrogar. É assim que se faz o debate político, de forma franca e aberta, sem meias palavras ou subterfúgios. Viva a coragem de quem não se cala e diz o que pensa!

 A meu ver projecto de animação que a Junta de Freguesia tem vindo a desenvolver é mais do que meritório, é uma verdadeira pedrada no charco.

Por um lado promove-se o uso e fruição da “zona adjacente à Junta de Freguesia” que bem precisa de começar a ter uma real função enquanto espaço público. (É verdade que também precisa de ter um nome, mas antes disso será necessário que exista uma ideia global, um projecto coerente pois a zona, de momento, é uma manta de retalhos partilhada por dois senhorios.) Por outro lado é uma tentativa de oferecer ao centro de Bustos alguma dinâmica social, cultural e cívica. O tal centro cada vez mais envelhecido, cada vez menos central, que em tempos passados fervilhou de gente e animação.
Simultaneamente fomenta-se o encontro dos cidadãos, a sua convivência, questão da máxima relevância porque os momentos de sociabilização colectiva são fundamentais na construção do sentido e sentimento de comunidade.


Duarte Novo e a sua equipa (até porque ninguém lhes podia exigir que se metessem em tais trabalhos) não só merecem o meu aplauso, como devem merecer o aplauso e o apoio das restantes instituições de Bustos.

O que eu não compreendo é a dificuldade, a relutância dessas instituições em se juntarem à experiência, em fazerem parte da acção. O Orfeão, UDB, ABC, Sóbustos (julgo que todos foram convidadas a participar), só terão a ganhar estando presentes, assumindo o lugar que lhes é devido. O contrário só ajudará a descredibilizar os seus dirigentes, em nado os beneficiará.

Julgo que o Alberto Martins quando escreve, “não discordo da existência de eventos de animação, não podem é continuar a ser festas em que o único objectivo é exclusivamente animar um conjunto de pessoas”, está afinal a defender a necessidade de envolvimento e participação das associações locais. Penso que está a sugerir que a organização não seja exclusiva da Junta de Freguesia, que seja partilhada.

Se essa for a questão acredito que será facilmente ultrapassada e no próximo Verão, possivelmente antes disso, ainda veremos reunidas na “zona adjacente” todas as instituições da nossa terra. Com orgulho, empenho e sem sectarismo.

Assim desejo e espero.

Belino Costa

4 comentários:

  1. Anónimo13:01

    APOIADO!

    ResponderEliminar
  2. Tony14:03

    Pelo pouco que sei a Junta de Freguesia tem convidado as Associações, mas elas que não tem tido disponibilidade para participar nas animações que tem vindo a promover a Junta de Freguesia, eu acho bem que eles tenha trabalhado sobre o assunto pois se não fosse a assim era mais um ano sem animação, e pelo que me apercebi o actual Presidente Duarte Novo e a sua equipa não quiseram deixar passar o primeiro ano de Verão sem actividades, onde esta o mal???

    Meus parabéns pela vossa iniciativa e continuem a promover a nossa Freguesia, isso é que é importante.

    Deixem-se de politiquices!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo20:51

    Deixarem-se de politiquices...???

    Concordo...! já é tempo... e seria parte da solução para a estagnação em que Bustos se encontra! (e quem diz Bustos, diz outro local qualquer...) Mas acho que as pessoas acham isso tão complicado!

    Há muita gente que não consegue ver nos outros acções e atitudes sem as associar a uma "cor" , "idealismo", ou seja lá o que for... e enquanto assim for... as coisas não andam... e ficamos na mesma!

    Temos pena!...temos muuuita pena! Eu pelo menos tenho.

    ResponderEliminar
  4. Esclarecida assim a questão e apesar do que ficou por esclarecer, cheguemo-nos ao que importa.
    A Junta precisa da participação de mais voluntários.
    Cá por mim estou a ensaiar um show de karaoke, para competir com o que a 1ª foto do Belino mostra...

    ResponderEliminar