7 de maio de 2010

Bustos, 9 de Maio’1920 – Dia da Primeira Junta de Freguesia é evocado no XC Aniversário (Domingo). Assembleia de Freguesia ficou de fora

Bustos, 9 de Maio’1920 – Dia da Primeira Junta de Freguesia
A actual Junta de Freguesia de Bustos decidiu fazer um pequeno registo público evocando as primeiras eleições da nossa autarquia ocorridas há noventa anos...
A última morada de Jacinto dos Louros, no cemitério de Ílhavo, irá ser pequena para receber a embaixada de Bustos a fim de colocar um ramo de homenagem ao principal obreiro da criação da Freguesia.
O verdadeiro preito acontecerá quando, um dia, for colocado um Busto de Jacinto dos Louros no hall de entrada do edifício da Junta.
À tarde – 16H00, no edifício da Junta de Freguesia, Belino Costa irá dar a conhecer alguns episódios (inéditos) do percurso árduo que os Republicanos tiveram de enfrentar para alcançar a aprovação da Lei º 942/1920, 18 de Fevereiro - da criação da Freguesia de Bustos , já popularizado no Dia de Bustos.
Conferência a não perder.
Pela consulta do programa, não se compreende que a Assembleia de Freguesia esteja omissa. Até parece que as duas instituições andam de candeias às avessas, o que não é verdade.
Dia 9 de Maio, se as vontades não forem repulsivas, poderá tornar-se um dos grandes dias para pensar na Casa Grande de Bustos.
sérgio micaelo ferreira
........

Programa*: do próximo dia 9 de Maio, 2010 (Domingo)

10H00 - Hastear de Bandeiras

10H10 - Romagem ao cemitério de Ílhavo para depósito de ramo de flores na Campa do primeiro Presidente de Junta de Freguesia de Bustos –
Jacinto Simões dos Louros

16H00 - Palestra sobre a “História da Criação da Freguesia de Bustos – Alguns episódios”. Orador, Belino Costa

* recolhido de Belino Costa , 90 anos da Eleição da 1ª Junta, 5.5.2010 , NB aqui
....
Nota:
A 9 de Maio’ 2006 NB evocava a efeméride com breves referências à PRIMEIRA JUNTA DE FREGUESIA DE BUSTOS - DECRETO Nº 6.486, DE 30.03.1920

aqui e aqui

1 comentário:

  1. Anónimo23:50

    Estive presente na última Assembleia de Freguesia ( 28-04-2010 ) e se bem me lembro a Sra Presidente, depois de cumprimentar todos os presentes, convidou os mesmos e toda a população para o evento que se iria realizar a 9 de Maio.

    Penso que foi a primeira vez que ouvi tal intenção, pelo que também me parece que esteja tudo ( e todos) de acordo!

    O mais importante é que seja feito!
    Será que o protocolo deve ser assim tão relevante?

    OP

    ResponderEliminar