11 de maio de 2010

[BUSTOS] Dr. Assis Rei - Benemérito discreto

11.05.1921 - Assis Francisco Rei
O Ti’Assis está a aniversariar com 89 velas bem iluminadas.
Quando o Dr. Assis nasceu, tinha acontecido em 1 de Maio, mais uma sessão quinzenal da Junta de Freguesia. Jacinto dos Louros "elogiando os altos serviços prestados a esta freguezia pelo Cidadão Ex.mo Doutor António da Costa Ferreira, e ainda pelas que espera receber de S. Ex.ª especificamente na instalação de estação telefonica na sede desta freguezia, propôs que na acta se lhe consignasse um voto de louvor e reconhecimento por estes serviços de grande utilidade e interesse que todo o povo reconhece." A proposta foi aprovada pelo colégio da Junta de Freguesia ‘e por outras pessoas presentes.’ (da acta da sessão da Junta de Freguesia de 1.05.1921)

O dr. Assis Rei, Presidente da Junta de Freguesia de Bustos e os seus companheiros de executivo, Manuel Simões Luzio e Manuel Joaquim dos Santos (Ferrador), tiveram uma intervenção dinâmica na autarquia de então. Era época de realizações e de intenções em prol do Bem Colectivo.

A União Desportiva de Bustos desenvolvia-se, apesar de fortes resistências dos pais de alguns jogadores sempre assustados com eventuais pernas ou braços partidos ou por não estarem dispostos a dispensar a força braçal necessária à lavoura. O Dr. Assis, com a experiência de presidente da secção de futebol da Briosa (Associação Académica de Coimbra), promove a criação dos Juniores. O P.e Gonçalves Pereira era o preparador psicológico e cívico dos Juniores; Peão, exímio jogador de Aveiro, era outro pedagogo dos Juniores. Minguitos, (Ulitro) deve ter tido influênncia na sua vinda para Bustos. Manuel Joaquim (Ferrador) era o transportador de serviço na sua mota. O Dr. Jorge Micaelo era o "olheiro" na Palhaça, onde tinha consultório.

Bustos começava a respirar ar mais oxigenado. O grupo de pressão ‘Comissão de Melhoramentos’ apontava novos horizontes de progresso.
A Biblioteca Fixa nº 26 instala-se em Bustos (Dia de Bustos, 1961) pela intervenção de Arsénio Mota, então estagiário de Bibliotecas da Fundação Calouste Gulbenkian.
A Comissão de Melhoramentos era a sua instituição de suporte.

Entretanto Arsénio Mota arranja trabalho no Porto,... a Comissão de Melhoramentos em breve fica desactivada em consequência da emigração e/ou migração e o Dr. Assis Rei fica com a criança abandonada. Dá-lhe o sustento durante vários anos, pagando a renda das instalações. Se fosse hoje, teria direito a ser considerado benemérito e até receberia diploma em festa própria.
É o desiquilíbrio dos tempos... E não há meio de emendar.
Os irmãos Abel e Manuel Martins (serralheiro) foram os voluntariosos colaboradores que mantiveram a Biblioteca em actividade. Hoje, também teriam diploma.
Mas viveram antes do tempo…


Da “Entrevista com o Presidente da Junta da Freguesia de Bustos”, concedida ao JB 10.10.1959 e republicada em NB, 6.06.09

foi retirado o seguinte excerto:

«- Mais alguns problemas, sr. doutor
- Olhe, a falta dum largo ajardinado, por exemplo. Bustos não dispõe dum recinto desse género e é tempo de se ir pensando no caso. Seria interessante adquirir, para o efeito, alguns terrenos no sítio central, tanto mais que toda a freguesia é um único aglomerado. Quanto a mim, o melhor local seria o que rodeará a nova igreja quando ela vier a construir-se naquele que está previsto. Apesar dos encargos que acarreta é este um assunto a encarar com espírito rasgado.


Outra aspiração da Junta de Freguesia é, como se verá da local inserta neste número e assinada pelo próprio presidente, a aquisição do recinto da feira».
aqui

Era o tempo das utopias.

Parabéns, Dr. Assis… nesta data festiva…

sérgio micaelo ferreira



Sem comentários:

Enviar um comentário