6 de junho de 2009

Entrevista com o Presidente da Junta da Freguesia de Bustos» JB 10.10.1959 (Dr. Assis Rei -3)


Na terceira parte da entrevista, o Dr. Assis Francisco Rei aponta as pistas para a promoção urbana do meio rural.
...

[Parte 3/3]
»Entrevista com o Presidente da Junta da Freguesia de Bustos»
JB 10.10.1959 (Dr. Assis Rei - 3)

"Atalhámos esta exposição do sr. dr. Assis Rei para indagar acerca dos melhoramentos que a Junta reivindica agora para Bustos.

O nosso interlocutor alude a várias lacunas que se verificam ainda nas comunicações, preconizando a reparação de algumas estradas. Refere-se, particularmente, àquelas que põem a freguesia em contacto com diversas povoações dos concelhos de Vagos e Cantanhede — a que vai da Póvoa do Montouro pela Vala do [S]ardo e a que faz a ligação Bustos-Tabuaço.

Referindo-se depois à iluminação defende que Bustos seja dotado com luz pública, pois se trata da freguesia do concelho que mais energia consome e apela no sentido de se aumentar o potencial da rede de modo a evitar muitos precalços a que as suas insuficiências vêm dando lugar e que prejudicam gravemente o consumidor, sobretudo aqueles que possuem televisores.

Referindo estes problemas, o nosso entrevistado não se esquece de saudar o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, a cujo critério administrativo presta homenagem, afirmando:

- Sempre encontrei no sr. Manuel dos Santos Pereira o mais compreensivo apoio e sei que ele sente, como nós próprio, os problemas da freguesia. Confio que, um após outro, nos irá ajudando a resolvê-los todos.

- Mais alguns desses problemas, sr. doutor.

- Olhe, a falta dum largo ajardinado, por exemplo. Bustos não dispõe dum recinto desse género e é tempo de se ir pensando no caso. Seria interessante adquirir, para o efeito, alguns terrenos no sítio central, tanto mais que toda a freguesia é um único aglomerado. Quanto a mim, o melhor local seria o que rodeará a nova igreja quando ela vier a construir-se naquele que está previsto. (1) Apesar dos encargos que acarreta é este um assunto a encarar com espírito rasgado.

Outra aspiração da Junta de Freguesia é, como se verá da local inserta neste número e assinada pelo próprio presidente, a aquisição do recinto da feira.

Dispensamo-nos de aditar a essas palavras do sr. dr. Assis Rei qualquer comentário.

Se uma palavra nossa temos que incluir aqui, essa será a palavra de felicitações a Bustos por dispor de uma Junta à altura das responsabilidades duma freguesia onde o ritmo de progresso vai gerando, sem cessar, novas necessidades e problemas novos."


(Fim da entrevista)
_______________
(1) A primeira parcela de terreno para a construção da nova igreja no Corgo fora adquirida em 1957 .


São devidos agradecimentos ao Jornal da Bairrada
e ao serviço público de
BIBRIA - Biblioteca Digital dos Municípios da Ria

1 comentário: