21 de junho de 2009

BUSTOS - TOPONÍMIA COM NOME VIRTUAL?


A apresentação da toponímia de Bustos está grosso modo uniformemente decorada com painéis de azulejo. É o registo de um executivo que se preocupou em mostrar que a faiança em azulejo decorativo ainda existe
Entre as nomeações das ruas, travessa, becos etc constam muitos nomes de pessoas, subvertendo o critério geral da escolha parcimoniosa das figuras.. Agora o que está feito... deve permanecer.
Entretanto há um trabalho que poderá ainda ser feito antes do trespasse do actual executivo da freguesia, seria o de dar a conhecer uma memória descritiva de cada nome atribuído.
Seria uma oportunidade de ser esclarecida a dúvida sobre o nome do “Prof. Constantino Duarte”.
Houve um Prof. Constantino, monárquico, que andou pela freguesia a desfilar com os alunos a dar vivas à República. Também serviu na função de Secretário da Junta de Freguesia de Bustos (apesar de alguns republicanos se terem oposto).

Assinava Constantino Nogueira da Silva.

Consta que o nome "Constantino Duarte" seja virtual. Mas isso pouco importa. O serviço de distribuição da correspondência não será afectado. A Rua está inscrita no mapa dos sub-códigos dos CTT de BUSTOS.
A história “pré-colombiana” [in Milton Costa] da terra pouco interesse tem.
Está tudo conformemente.

Sem comentários:

Enviar um comentário