9 de junho de 2009

BUSTOS [VIA CÂMARA MUNICIPAL] - LAZER AO CENTRO

Máquina mestres cimento inertes pedra e cor faziam puxar pelas interrogativas. Estão a fazer o quê? Afinal que é isto? É da Junta?... Não. Isto é da Câmara. Mas o terreno está encostado à Junta?

NB está e condições de informar que o terreno e obra são da Câmara Municipal.
Aí será instalado equipamento de parque infantil e outro destinado a seniores. O material a aplicar (e já aplicado) obedece às normas de protecção e de segurança. [as regras de utilização, porventura, serão apresentadas pela entidade responsável pelo equipamento].

Neste espaço verde irá surgir um campo de voleibol “de praia”.

E, entre outras surpresas, serão criados vinte(?) lugares do tão carenciado estacionamento.
Outro trabalho a merecer destaque, é o das margens da vala foreira estarem revestidas de pedra calcária.

Um sítio a merecer visita.

4 comentários:

  1. Finalmente um parque infantil em Bustos! Penso que só Bustos é que ainda não tinha um (e talvez o Troviscal...).

    Discordo com o destaque que dá ao revestimento das margens da vala.

    Deve ser reconhecida a importância da vegetação das linhas de água, quer por questões ambientais quer estéticas. Deve ser preservada a sua naturalização e não a promoção da artificialização das margens.

    Terá sido observada a legislação que rege este tipo de intervenções em domínio hídrico público?

    ResponderEliminar
  2. Milton Pires
    A questão foi oportunamente levantada e a intervenção cumpriu os limites do permitido para aquela circunstância. O antigo biótipo do troço da vala a jusante do antigo lavadouro decerto que foi sacrificado pelo sabão e lixívia utilizados na lavagem da roupa. Água colorida de sabão era observada a mais de duas centenas de metros do lavadouro. E, esta linha de água teria servido de canal colector de um ou outro esgoto doméstico. Há a acrescer as escorrências dos excessos dos adubos químicos utilizados no amanho da terra.
    A conjugação destes e outros factores afectaram e alteraram a comunidade biológica de um local que há uns bons pares de anos ainda se apanhavam enguias.
    Aquela zona, que aparentemente incluía um sapal, foi sujeita a várias intervenções do Homem que descaracterizaram aquela mancha húmida.
    Deve ter reparado que no troço a jusante a linha de água está encanada. E que a solução encontrada é melhor que a anterior e além disso, irá permitir que os terrenos continuem a ser drenados.
    Aguarde-se que a natureza cumpra a obrigação de regenerar outra comunidade, já que a uma regeneração sobrevêm outras.
    No entanto, o alerta de Milton Pires é oportuno e faz tocar a campainha para chamar a atenção para a Agenda Local’21.

    ResponderEliminar
  3. A solução terá tido boas intenções mas o que se fez em Bustos é feito sistematicamente em todo o concelho (Parque da Seara, Malhapão, Oiã, ...).

    Actualmente já não há desculpas para quaisquer descarga de águas residuais em linhas de água.

    A estabilização dos taludes deve ser feita de forma a permitir o desenvolvimento natural. E não estou só a falar por questões de natureza ambiental. Refiro-me também à questão estética; é mais bela uma linha de água "verde" do que um canal em calcário.

    ResponderEliminar
  4. Milton Pires,
    O “sistematicamente” entendo como o chamar a atenção para calcário, matéria-prima largamente utilizada na indústria dos fornos. Pode ser uma explicação feita com o podão. De qualquer modo, via com bons olhos a construção de uma réplica de um forno de cal.
    Quanto à «questão estética» da beleza do verde, estou de acordo. Só que esse desejo parece não ter sido fácil de concretizar [não tenho procuração, nem estou envolvido no processo, esclareça-se]. No entanto, reafirmo, inicialmente o calcário é agressivo à vista, mas a natureza irá regenerar mais um nicho biológico, como o fez em situações anteriores.
    Não deixo de estar apreensivo com o provável aparecimento de outros problemas, se não houver uma intervenção atenta na margem esquerda da vala. Os técnicos especialistas em hidráulica irão encontrar as soluções adequadas, minimizando a agressão ambiental.
    Estou confiante.
    sérgio micaelo ferreira
    (- Tenho em vista editar algumas fotografias. Bom seria que houvesse uma larga cobertura de imagens sobre o local vertente;
    = Constata-se que Portugal tem uma deficiente cobertura do levantemento das espécies vivas.
    srg

    ResponderEliminar