8 de maio de 2010

BUSTOS - PRIMEIRA JUNTA DE FREGUESIA EM ACÇÃO*

(foto de António Crespo, é visível o edifício onde funcionou a escola primária e 'sede' da Junta de Freguesia.
Transcrição daacta da sessão extraordinária d0 Colégio Eleitoral para eleição do Presidente e Vice-Pesidente da 1ª Junta de Feguesia de Bustos para o mandato de 9 de Maio de 1920 a 31 de Dezembro de 1922, está editada em “Jacinto Simões dos Louros – Do curriculum”, NB. 28.09.2005 aqui )
*
A primeira sessão ordinária da primeira Junta de Freguesia de Bustos (16 de Maio de 1920) foi dar andamento a reclamação popular para que fosse instalado um posto de Registo Civil na freguesia. E no pedido dirigido ao Conservador Geral, solicitava a nomeação de, secretário da Junta, Constantino Nogueira da Silva, para que fosse nomeado ajudante do posto.

Ainda nesta sessão, o executivo apreciou o «projecto de Orçamento» apresentado pelo seu Presidente, Jacinto Simões dos Louros que foi provisoriamente aprovado e foi “exposto em reclamação por meio de editais.

Cemitério – ampliação (que vem da Junta de Paróquia da Mamarrosa) e actualização da tabela de ocupação; alienação do espaço da antiga escola da Quinta Nova também foram assuntos tratados nesta primeira reunião ordinária...

Pode inferir-se, à distância do Tempo, que a Primeira Junta não teve interregno do estado de graça. De imediato, começou a trabalhar com o objectivo de proporcionar “comodidade para os povos da freguesia’.
(*a pretexto de uma leitura da acta da sessão ordinária da 1ª Junta de Freguesia de Bustos, de 16 de maio'1920)
................................

Nota1
Pelas 16H00 de amanhã, domingo, no edifício da Junta,
Belino Costa vai desvendar um pouco da parte ainda escondida da História de Bustos.
O público não sairá defraudado pela oportuna iniciativa da actual Junta de Freguesia.
Comemorar o 9 de Abril de Bustos é prestar homenagem aos Homens que lutaram pela autonomia político-administrativa dos povos do ramo de Bustos .
Salvé, Jacinto dos Louros e seus correligionários.

Nota 2
Imprescindível a leitura do trabalho de Carlos Braga:
"A pretexto do 9 de Maio de 1920: achegas para o ambiente em que se gerou a freguesia de Bustos", editado em Palhaça Cívica; 8 de Maio’2010 aqui
...............
sérgio micaelo ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário