4 de maio de 2010

"Ferreira de Castro e a Emigração - Ontem como Hoje - Colóquio Internacional"


"Ferreira de Castro e a Emigração - Ontem como Hoje - Colóquio Internacional"
Lisboa, 24, 25 e 26 de Maio de 2010


"Os homens transitam do Norte para o Sul, de Leste para Oeste, de país para país, em busca de pão e de um futuro melhor.

Nascem por uma fatalidade biológica e quando, aberta a consciência, olham para a vida, verificam que só a alguns deles parece ser permitido o direito de viver. (...) E deslocam-se, e emigram, e transitam de continente a continente, de hemisfério a hemisfério, em busca do seu pão.

Mas, em todo o Mundo, ou em quase todo o Mundo, vão encontrar drama semelhante, porque semelhantes são as leis que regem o aglomerado humano. Não esmorecem, apesar disso. Continuam a transitar de olhos postos na luz que a sua imaginação acendeu, enquanto, os mais ladinos, aproveitando todas as circunstâncias favoráveis ou criando-as até, fazem oiro com a ingenuidade dos ingénuos."
Ferreira de Castro
"Pórtico" de Emigrantes

...
«Como salientou Joel Serrão - sem dúvida, o historiador que, em nossos dias, dedicou maior atenção aos problemas da emigração -, "coube a Ferreira de Castro o mérito de encarnar, pela primeira vez", os dramas da emigração "na pele do emigrante expulso pela miséria das suas bermas natais".»

«"Cerca de um século após a partida de Ferreira de Castro para o Brasil (acontecimento que ocorreu em 1911), as questões relacionadas com a diáspora - de que a emigração é o rosto mais visível - mantêm toda a actualidade. Razão de sobra para que, homenageando Ferreira de Castro, nos juntemos para reflectir sobre as causas e as consequências culturais de um fenómeno que persegue a identidade nacional como sombra inevitável.»

Artur Anselmo
Coordenador Científico do Colóquio
(Professor de Cultura e Literatura da Universidade Nova de Lisboa)

Nota: foi solicitada a creditação oficial para docentes do Ensino Básico e Secundário.

Informações e inscrições
Centro de Estudos Ferreira de Castro aqui
(nota informativa adaptada por NB)

Sem comentários:

Enviar um comentário