29 de maio de 2010

QUANDO BUSTOS TINHA VIAS FLUVIAIS

O recente texto de Arsénio Mota,”Bustos teve vias fluviais”, é uma boa justificação para publicarmos alguns mapas onde se pode ver a evolução do nosso litoral e a forma como a progressão da barra de Aveiro, em curto espaço de tempo, alterou significativamente a paisagem e todo o meio ambiente. Em grande medida tudo se deve à construção da “barra nova”, em 1808, que fixou o canal de ligação ao mar, originando a actual linha de costa.

Os mapas de cima assinalam as três fases essenciais da evolução do nosso litoral.
A: Quando a linha da costa formava uma baía onde desaguavam diversos rios.
B: A fase deltaica e proto-lagunar.
C: Actual fase lagunar. (adpatado de Oliveira, 1987).

No mapa inferior está assinalada a progressão da barra de Aveiro, indicando-se as suas localizações em diferentes anos, assim como a antiga linha do litoral.


1 comentário:

  1. Anónimo21:48

    ...
    O mar recuou. E o que o mar "deu"... o mar tirará! Na nossa zona, em concreto, é uma questão de tempo. No nosso litoral, nomeadamente no Areão já houve perdas de algumas centenas de metros nos últimos 20 anos... Temos que reequacionar a nossa atitude perante a preservação do nosso litoral. A construção inconsequente e o pisoteio das dunas tem de acabar. Temo que esta presunção seja mais que um alarmismo fundamentalista. Oxalá os cientistas da Universidade de Aveiro estejam enganados.

    ResponderEliminar