29 de junho de 2009
FINALMENTE UM PARQUE!
26 de junho de 2009
EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE ANA CRISTINA PINTO - na olga santos galeria
Ana Cristina Pinto, irá apresentar ao público uma exposição individual de desenho intitulada “HOMENAGEM A SAURA”, no próximo dia 26 de Junho pelas 21h30m, na Olga Santos Galeria.
Esta mostra estará patente ao público até ao próximo dia 1 de Agosto, e reunirá um conjunto de onze trabalhos da artista.
“HOMENAGEM A SAURA “
… a investigação dá origem a algo novo mas contínuo…
O artista tido como referência é base para uma aproximação ao contemporâneo e ao universo feminino.
A distorção, a cor, o desenho, e a interpretação fazem com que a criação flua dominada pela esfera privada da artista.
Ana Cristina Pinto
ANA CRISTINA PINTO
1995-Exposição colectiva no Museu Amadeu de Sousa Cardoso, Amarante
2004- " E se insisto naquilo que canta" Exposição do Curso Superior de Artes Plásticas realizada na Central Eléctrica do Freixo, Porto
José Rosinhas
jrosinhas.olgasantosgaleria@gmail.com
praça da república_168_1º frente_4050-498_porto
tlf+fx_222010889_tlm_917014763
osantos.olgasantosgaleria@gmail.com
http://www.olgasantosgaleriablogspot.com/
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
Seg. a Sex. – 11h00 às 14h00 e das 15h00 às 19h00
Sáb. - 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.
21 de junho de 2009
BUSTOS - TOPONÍMIA COM NOME VIRTUAL?
Entre as nomeações das ruas, travessa, becos etc constam muitos nomes de pessoas, subvertendo o critério geral da escolha parcimoniosa das figuras.. Agora o que está feito... deve permanecer.
Entretanto há um trabalho que poderá ainda ser feito antes do trespasse do actual executivo da freguesia, seria o de dar a conhecer uma memória descritiva de cada nome atribuído.
Seria uma oportunidade de ser esclarecida a dúvida sobre o nome do “Prof. Constantino Duarte”.
Houve um Prof. Constantino, monárquico, que andou pela freguesia a desfilar com os alunos a dar vivas à República. Também serviu na função de Secretário da Junta de Freguesia de Bustos (apesar de alguns republicanos se terem oposto).
Consta que o nome "Constantino Duarte" seja virtual. Mas isso pouco importa. O serviço de distribuição da correspondência não será afectado. A Rua está inscrita no mapa dos sub-códigos dos CTT de BUSTOS.
A história “pré-colombiana” [in Milton Costa] da terra pouco interesse tem.
Está tudo conformemente.
20 de junho de 2009
BUSTOS NO CENTRO DA AGENDA JSD‘OLIVEIRA DO BAIRRO
19 de junho de 2009
MORREU CARLOS CANDAL
Morreu um homem bom, morreu um democrata profundo. Carlos Candal era um daqueles cidadãos raros que pautou toda a sua vida por convicções, princípios e trabalho. Nasceu para a política muito antes do 25 de Abril e foi um combatente anti-fascista que marcou gerações de aveirenses. Marcou-me a mim que em 1973, na desigual campanha eleitoral que a oposição democrática aproveitou para denunciar a falsa abertura do regime marcelista, o acompanhei em muitos comícios por esse distrito fora.
A estudar em Aveiro, com a facilidade de não ter a família por perto, eu era um jovem vivendo entre a revolta e a indignação que nos comícios distribuía propaganda, vendia os isqueiros e demais materiais para ajudar ao financiamento da campanha. Vi-o e ouvi-o discursar nos locais mais recônditos do distrito e ainda hoje a sua voz forte, bem colocada que logo impunha silêncio e respeito em qualquer sala, ressoa na minha memória. Carlos Candal era um tribuno empolgante e ouvi-lo ao lado desse outro grande vulto (a quem Aveiro deve uma homenagem) que foi Álvaro Seiça Neves era algo de arrebatdor, um acontecimento que não deixava ninguém indiferente.
Paixão, uma enorme paixão pela democracia assim se pode definir a vida daquele que sempre entendeu a política como uma necessidade de afirmação cívica. E que por isso sempre recusou cargos, penachos e negociatas porque foi sobretudo um advogado, ou como ele por vezes dizia com ironia, “um simples advogado da província.”
O seu enterro acontecerá amanhã, em Aveiro, por volta das 10h45. Lá estarei.
18 de junho de 2009
BUSTOS - LUGAR CABEÇO DA FONTE [FAUSTO FOI O PIONEIRO]
Chegado à década de 30, Bustos entra numa fase próspera de construção civil. Para suprir a carência de mão-de-obra, houve que recorrer, por vezes bem longe, aos artífices necessários.
Dentre vários contingentes de mestres, vou fazer uma pequena referência aos pioneiros da Família Ferreira Tavares, oriunda de S. Tiago de Riba Ul.
De uma assentada trabalharam em Bustos:
António;
Jacinto;
Manuel;
Joaquim (ficou conhecido por Joaquim Pintor);
E Fausto.
Para além destes irmãos havia o Álvaro que não veio para Bustos e o Amadeu que foi estudar para Lisboa, onde se fixou)
Ainda hoje são lembrados e apreciados alguns dos trabalhos de pintura nos tectos saídos do virtuosismo deste artistas.
Fausto Ferreira Tavares, casou com Maria Rosa de Jesus, filha de Júlio Barreiro, outro grande artista de mecânica automóvel [com componentes de automóveis de várias marcas montou o seu próprio, pormenor já referenciado]. Do casamento nasceram Mário, Nelson, Aurlina - Virgílio e Fausto -estes dois mais novos foram procurar melhor vida, que a terra onde nasceram não lhes pode dar, já que vivem em França (Nelson Tavares).
.
Para além de exímio Pintor, Fausto Ferreira Tavares merece destaque por ter construído com a sua Mulher Maria Rosa, a primeira casa no Cabeço da Fonte da Barreira, no tempo em que o acesso se fazia por um carreiro e o pontão ainda nem sequer era sonho.
Actualmente, o lugar do Cabeço da Fonte está em expansão.
Será possível preservar a sua feição rural, protegendo aquela zona da circulação de trânsito pesado?
Rectificação - A casa do meio (ver fig.) foi a primeira do Lugar, tem à sua direita a casa da frente altaneira, construída por Fantina de Jesus, irmã de Maria Rosa e cunhada do Pioneiro, Fausto Tavares. Fecha o agrupamento a casa erguida por Manuel Pato e Rosa Simões.Rectificação - A casa do meio (ver fig.) foi a primeira do Lugar, tem à sua direita a casa da frente altaneira, construída por Fantina de Jesus, irmã de Maria Rosa e cunhada do Pioneiro, Fausto Tavares. Fecha o agrupamento a casa erguida por Manuel Pato e Rosa Simões.
Sou de opinião que este núcleo de três casas deveria ser protegido, já que representa uma atalaia da curta História de Bustos.
Por certo os herdeiros das entidades alvo das trocas e os leitores aceitarão o devido pedido de desculpas.
Entretanto permanece válida a nota sobre o Pioneirismo de Fausto Tavares e de Maria Rosa, o revelo dado ao conjunto das três casas assinaladas na figura, a não-circulação de trânsito pesado pelo Lugar do Cabeço da Fonte.
16 de junho de 2009
BUSTOS TEM O SEU CANTÁBUS - Domingo, 21
14 de junho de 2009
BUSTOS FORUM 2009 TRAZ HOMENAGEM: FERREIRA DA SILVA
Sobre o Centro e o grande bustuense que lhe deu vida, podem consultar textos AQUI, ALI e mais ALÉM.
Vá lá: haja ideias e gente com vontade de fazer do Fórum de Bustos/2009 um marco histórico do encontro com as nossas RAÍZES!*oscardebustos31.7.08,FÓRUM 2009 JÁ MEXE
2009, ano de quase todas eleições.
2009, ano da grande festa Laurentina das Homenagens
2009, ano de porco no espeto no quase campo de midigolfe da Junta de Freguesia de Bustos. (?)
2009, ano de adiamento do Bairro do Cabeço
2009, do Fórum de Bustos dedicado a M. Ferreira da Silva.
Fórum Bustos’2009 - Manuel Valente é o indigitado Presidente de uma Comissão que já está no terreno a trabalhar na sombra… e à espera de ajudas.
O encontro está marcado para 18 de Julho (a um sábado).
e todos os caminhos vão passar por Bustos.
10 de junho de 2009
LUÍS DE CAMÕES bem avisou
9 de junho de 2009
BUSTOS - FESTAS LAURENTINAS'09 COM HOMENAGENS
Sem entrar em pormenores da falsa partida da tentativa da construção no antigo local da Igreja Velha, a Comissão das Festas de Bustos’09 tem de enfrentar o problema de destacar o nome das pessoas ou entidades que partilharam na concepção e execução da obra.
Tarefa difícil.
P.e António Henriques Vidal (será figura destacada)
1) Comissão de Honra – (adapt. do Jornal da Bairrada 12.03.1960, mantendo-se os nomes)
Dr. António Vicente
Dr. Manuel dos Santos Pato
Dr. Jorge Nelson Micaelo
Dr. Assis Francisco Rei
Manuel dos Santos Vieira
Manuel Simões Luzio
Pároco da freguesia
2) Comissão Executiva (adapt. do Jornal da Bairrada 12.03.1960)
Manuel dos Santos Vieira, do Sobreiro
Manuel Simões Ferreira Júnior, do Cabeço (era Presidente da Junta de Freguesia)
Manuel António Pereira, do Sobreiro
Pároco da freguesia
Em 16.Outubro. 1965, o Jornal da Bairrada, na p.6, a Comissão vem com mais um nome e apresenta-se assim:
P. António Henriques Vidal
Manuel dos Santos Vieira
Manuel Simões Ferreira Júnior
Amaro Simões Ferreira
Manuel António Pereira.
**
Mais nomes deverão ser destacados e muitos estarão esquecidos.
Fica para mais tarde
O impacto do edifício-igreja na zona envolvente foi alheado pelos serviços de obras/urbanalização, com o resultado que está à vista desarmada.
BUSTOS [VIA CÂMARA MUNICIPAL] - LAZER AO CENTRO
Aí será instalado equipamento de parque infantil e outro destinado a seniores. O material a aplicar (e já aplicado) obedece às normas de protecção e de segurança. [as regras de utilização, porventura, serão apresentadas pela entidade responsável pelo equipamento].
Neste espaço verde irá surgir um campo de voleibol “de praia”.
6 de junho de 2009
Entrevista com o Presidente da Junta da Freguesia de Bustos» JB 10.10.1959 (Dr. Assis Rei -3)
»Entrevista com o Presidente da Junta da Freguesia de Bustos»
JB 10.10.1959 (Dr. Assis Rei - 3)
Referindo-se depois à iluminação defende que Bustos seja dotado com luz pública, pois se trata da freguesia do concelho que mais energia consome e apela no sentido de se aumentar o potencial da rede de modo a evitar muitos precalços a que as suas insuficiências vêm dando lugar e que prejudicam gravemente o consumidor, sobretudo aqueles que possuem televisores.
Referindo estes problemas, o nosso entrevistado não se esquece de saudar o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, a cujo critério administrativo presta homenagem, afirmando:
- Sempre encontrei no sr. Manuel dos Santos Pereira o mais compreensivo apoio e sei que ele sente, como nós próprio, os problemas da freguesia. Confio que, um após outro, nos irá ajudando a resolvê-los todos.
- Mais alguns desses problemas, sr. doutor.
- Olhe, a falta dum largo ajardinado, por exemplo. Bustos não dispõe dum recinto desse género e é tempo de se ir pensando no caso. Seria interessante adquirir, para o efeito, alguns terrenos no sítio central, tanto mais que toda a freguesia é um único aglomerado. Quanto a mim, o melhor local seria o que rodeará a nova igreja quando ela vier a construir-se naquele que está previsto. (1) Apesar dos encargos que acarreta é este um assunto a encarar com espírito rasgado.
Outra aspiração da Junta de Freguesia é, como se verá da local inserta neste número e assinada pelo próprio presidente, a aquisição do recinto da feira.
Dispensamo-nos de aditar a essas palavras do sr. dr. Assis Rei qualquer comentário.
(1) A primeira parcela de terreno para a construção da nova igreja no Corgo fora adquirida em 1957 .
e ao serviço público de
BIBRIA - Biblioteca Digital dos Municípios da Ria
5 de junho de 2009
»Entrevista com o Presidente da Junta da Freguesia de Bustos» JB 10.10.1959 (Dr. Assis Rei - 2)
— Fez-se uma grande abertura entre Azurveira–Sobreiro com o fim de servir uma vasta zona agrícola privada de acessos. Foi um trabalho dispendioso – é mais de um quilómetro de caminho rasgado através dos campos – que continua a exigir despesas em virtude da grande quantidade de areia e caliça que está a ser aplicada na terraplanagem.
— Para dar entrada na estrada camarária de Bustos-Palhaça — prossegue— fizémos também uma abertura duns cem metros, ramal este que se acha macadamizado. Embora vários particulares nos tenham feito promessa de auxílio, executámos essa obra pelos nossos próprios meios. Temos porém algumas razões para esperar que as promessas acabarão por ser cumpridas.
Agora, para terminar esta fastidiosa lista, pode anotar que a Junta rasgou uns 800 metros de caminho, entre a Póvoa e o Cabeço num percurso que era intransitável no inverno. Agora pode fazer-se por aí toda a espécie de tráfego, inclusivé de camionetas. Ainda com o objectivo de facilitar as comunicações abriu-se entre o Sobreiro e o recinto da feira um bom caminho de acesso."
4 de junho de 2009
Escola Pública (Armando Humberto - Professor Universitário)
«Entrevista com o Presidente da Junta da Freguesia de Bustos»,Dr. Assis Rei .JB 10.10.1959 [1]
Para escapar ao desconhecimento, recupero uma entrevista do Jornal da Bairrada ao Presidente da Junta de Freguesia de Bustos, Dr. Assis Francisco Rei, publicada no longínquo dia 10 de Outubro de 1959.
Com a devida vénia do Jornal da Bairrada e da BIBRIA - Biblioteca Digital dos Municípios da Ria,
transcrevo:
Junta de Freguesia de Bustos
Segundo nos revela o sr. dr. Assis Rei jamais se esboçou o menor conflito entre a Junta e o povo, nunca este criou atritos a qualquer iniciativa daquele organismo.
- É que esta gente é civicamente evoluída – acrescenta em jeito de explicação.
Tal explicação é no entanto, e só por si improcedente. Será preciso escudá-la noutra e essa tem de ser procurada no comportamento da própria Junta.
Não fosse ela sensata e oportuna nas suas iniciativas, não fosse activa e ciosa do bem comum, não fosse ela uma Junta preocupada apenas com o progresso da terra, e aí o teríamos a criar dos tais atritos às mãos cheias. Nada de modéstias, caro dr. Assis! A orientação seguida por si e pelos seus colegas também explicam alguma coisa! ...
*
O sr. dr. Assis Francisco Rei é pessoa com tirocínio na tarefa, difícil, de dirigente. Ainda estudante fez parte dos corpos gerentes da Associação Académica. Depois à frente da União Desportiva de Bustos a sua acção foi relevante. A entrevista que vai seguir-se demonstrará que, como presidente da Junta de Freguesia tem cumprido, com aprumo e critério, o papel que lhe coube.
A conversa processa-se à mesa dum café onde não faltam testemunhas e gestos de aprovação a sublinhar as afirmações do entrevistado de quem inquirimos, para começar, quais as receitas e despesas da Junta . E a resposta veio pronta, expressa em algarismos:
Em relação aos últimos quatro anos, o quadro das receitas e despesas da Junta apresenta-se este:
1955 — Receitas: 48.015$95, despesa, 46.338$40; [239,50€; 231,13€]
1956 — Receitas 54.175$00, despesa, 51.300$00; [270,22€; 255,88€]
1957- Receitas 42.576$10, despesa, 41.757$10; [212,37€; 208,29€]
1958 — Receitas 41.235$50, despesa, 40.890$60. [205,68€; 203,96€]
Como fontes de receita mais substanciais o dr. Assis Rei indica mercado, cuja exploração rende anualmente, â volta de 25 contos; e o cemitério.
— Como tem sido aplicada essa receita, sr. doutor?
E o nosso entrevistado conta.
Conta como logo no início do seu mandato enfrentou o problema da ampliação do cemitério onde não havia então uma única sepultura disponível e, como, em dois meses, para aproveitar a comparticipação doEstado, se executou essa obra urgente de remodelação na qual a Junta gastou a avultada soma de 46 000$00.
— Claro que essa obra prejudicou outras?
— Não podia deixar de ser assim visto que absorveu o rendimento líquido de mais de dois anos. Em todo o caso...
— Diga, sr. doutor!
— Temos também conseguido ir fazendo alguma coisa no capítulo caminhos e estradas.
Assim, para citar factos, abriu-se um troço de estrada — a ladeira da Barreira; construiu-se um pontão de madeira sobre a vala do Sardo e outro, em cimento, no Paúl, onde também foi aberto um caminho -- ponte e caminho estes de grande interesse pois beneficiam consideràvelmente as povoações do Paúl e Malhada. Para avaliar o empenho com que a junta encarou este melhoramento basta dizer-lhe que, embora ele interesse também à freguesia dos Covões, toda a despesa ficou a cargo de Bustos, de maneira a evitar delongas na execução duma obra inadiável.
- E que mais?"
....
»Entrevista com o Presidente da Junta da Freguesia de Bustos» JB 10.10.1959 (Dr. Assis Rei - 2)
.3 de junho de 2009
BUSTOS CUP
Os jogos começam logo pelas 9h30 e envolvem as seguintes equipas: Beira-Mar, Naval 1º de Maio, Associação Académica de Coimbra, Sport Lisboa e Benfica, Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Braga e Grupo Desportivo Eixense.
Ainda que em versão pequena os grandes do futebol português estarão em Bustos no dia de Portugal. A não perder.