18 de fevereiro de 2009

UNIÃO D. d BUSTOS - Prés CATIVARAM


A noite tinha sido de vigília, mas a madrugada estava apetecível. O Bustos era palco de um grande acontecimento para a sua história. Os prés da União iam brincar ao jogo da bola com os de Anadia.

Anadia, onde o Necas Gueso foi um grande senhor da Bola, onde uma tertúlia está à espera de uma prometida feijoada de leitão, onde … Bustos é sempre bem recebido.

Equipados a rigor, os prés entraram numa correria, a saltitar a desenhar figuras no ar como se estivessem na praia. José Luís, com passada de pedagogo, ia explicando dois, três exercícios que os pupilos cumpriam com o rigor desejado. Só que a balística obedece a outras leis e a bola fugia. E o relógio não avançava…


Mais para sul, umas balizas de mini-estatura eram colocadas em formatura para um outro jogo. Muito mais tarde vim a saber que ia haver treino. Entre os benjamins do Bustos e do Anadia. A bola quase que alcançava a altura do joelho. Mas a alegria e o querer não lhes ficava atrás. O ânimo nunca lhes faltou. Foi lindo ouvir a Mãe de um Futuro a bradar: «Chuta, filho!»


Outra nota que ressaltou, os benjamins caiam. E num ápice levantavam-se como se fossem uma mola, à procura da bola. Até pareciam ingleses a jogar.
Anadia estava mais senhor da cartilha. É certo que tem muito por onde escolher. Recebe de todas o lugares vizinhos. E Bustos?
Os responsáveis e árbitro foram mestres e companheiros num treino onde as camisolas emprestaram um colorido próprio das grandes tardes (neste caso, grandes manhãs) de futebol.


A apresentação dos prés do Futuro do Bustos fez recuar ao tempo do primeiro jogo dos Juniores da União Desportiva de Bustos (da Fundação). O famoso Peão era o Treinador e Mestre, o P.e Gonçalves era o psicólogo e Mestre. O jogo foi disputado na parte da manhã no Campo da Vista Alegre. A assistência de Bustos apareceu em peso. Foi uma deliciosa partida. E mostrou que havia massa muscular e cinzenta para a prática do futebol. Naquele, os pais é que não estavam para os ajustes. Em primeiro lugar estavam os trabalhos agrícolas.

O jogo inuagural dos prés foi acarinhado pela bancada. No campo estave uma montra da matéria-prima e do trabalho de uma equipa coesa que soube ultrapassar escolhos imprevistos.

Há registos mais pormenorizados e porventura mais duradouros. Mas, no «Dia mítico de Bustos’09», sem desprimor para os outros escalões, os intervenientes da 1ª jornada dos Pré-Futuros merecem ser recebidos na galeria do Notícias de Bustos.

Ei-los:

Director – Sérgio Gomes

Mister/Pedagogo – José Luís Martins

Massagista – Humberto Carvalho

Pré-Futuros

Gonçalo Santos

Pedro Simões

Renato Vieira (capitão)

Rafael Martins

Guilherme Simões

Simão Ribeiro

Nuno Pinho

Eduardo Santos

___________________

E não se esqueçam de fazer os trabalhos escolares.

(sérgio micaelo ferreira)

1 comentário: