9 de fevereiro de 2009

Darwin e Lincoln, emancipadores


Jovem de 22 anos, estudante de teologia, esteve prestes a receber um rotundo não do capitão do Beagle para viajar como naturalista, sem renumeração, pois a forma do nariz indiciava que Charles Darwin não tinha vocação nem energia para ser um cientista. Valeu-lhe uma cunha.
C. Darwin, um inadaptado para os estudos ambicionados pelo pai, pousou na área do estudo dos clássicos, saltou para a medicina em Edimburgo até que finalmente pousou em Cambridge para ser clérigo. Aqui passou três anos a rezar, cantar, namorar jogar as cartas e a beber. Saldou-se a amizade cultivada com o ilustre Prof. Henslow que lhe franqueou as portas da ciência e mais tarde meteria o empenho para conseguir o lugar de «naturalista» do Beagle.

Durante cerca de cinco anos ( 1831 – 1836) que durou a viagem do Beagle, Charles Darwin observou, coleccionou, classificou material recolhido durante a sua viagem. Durante cerca de vinte anos continuou a pesquisar, recolher factos, estudar e, ei-lo a abanar o edifício da ciência escolástica ao reabilitar a teoria da evolução, onde apontava que o Homem e o Macaco tinham origem em tronco comum, portanto, parentes próximos. Uma bronca. Um sacrilégio.Pôr a bíblia em causa. Então, contestar que os primeiros ser Humano – Adão e a clonada Eva – não terem sido “procriados”, vai para 5 ou seis mil anos redondos, através de um sopro divino numa porção de barro? A polémica criou tal alvoroço que as ondas de choque ainda hoje animam a comunidade
científica.



A dimensão humana está espelhada quando o Beagle atracou a costa brasileira. Charles Darwin foi testemunha ocular da barbárie exercida sobre os escravos, comentou: «Aqueles que olham o senhor de escravos com benignidade, e o escravo com indiferença, parece que nunca se põem no lugar deste último …»(etc) C. Darwin, vinte anos antes, já tinha manifestado revolta contra a escravatura. Darwin fica bem ao lado do seu contemporâneo Abraham Lincoln, (também nascido 12.02. 1809). Enquanto que o cientista foi «emancipador do espírito humano dos grilhões da ignorância», “Abraham Lincolnfoi o emancipador do corpo humano dos grilhões da escravidão”. (1)
______________________
(1) Henry Thomas e Dana Lee Thomas, Vidas de Grandes Cientistas, Edição Livros do Brasil, s/d.

1 comentário:

  1. Anónimo05:29

    O Frágil, um conhecido bar do Bairro Alto, vai ter a sua Festa de Anos do Darwin no próximo dia 12.
    É só confirmar em http://camaradecomuns.blogs.sapo.pt/tag/darwin.
    O Belino é rapaz para não faltar.
    Não fosse ele o dinâmico e incómodo (para o poder local) presidente da direcção da Associação de Comerciantes do Bairro Alto.
    Já agora e graças ao empenho do BC, esta associação também tem o seu blogue:
    http://bairroalto-comerciantes.blogspot.com/

    ResponderEliminar