27 de novembro de 2007

EM CASA DO KIWI BAIRRADINO

A Nova Zelândia, país originário do kiwi, foi o maior produtor mundial até finais da década de 80, altura em que é ultrapassada pela Itália. Já em Portugal, o primeiro pomar surge em Vila Nova de Gaia, no início da década de 70, expandindo-se fortemente para a região de Braga. Em 1989 existiam em Portugal 857 explorações de kiwis, equivalentes a 860 hectares. A área vem-se mantendo mais ou menos estável, sendo que a região Entre Douro e Minho representa 74% da área total, a Beira Litoral 22%, encontrando-se a restante percentagem localizada no Ribatejo e Oeste. É com este cenário que, em 1998, é criada a Kiwicoop – Cooperativa Frutícola da Bairrada, inicialmente por 50 kiwicultores, mas hoje com cerca de duas centenas.

Por dia a linha de calibragem e escolha prepara cerca de 50 toneladas de frutos.



Actualmente a Kiwicoop é a única cooperativa portuguesa que trabalha exclusivamente com Kiwis. Estes são normalmente colhidos por altura da segunda semana de Novembro, o que permite obter um excelente estado de maturação, ao contrário de outros países onde têm de ser colhidos precocemente, devido ao frio. Esta vantagem competitiva perde-se quando se comparam as áreas de produção. Entre nós a média de área de produção por produtor não chega a um hectare, o que dificulta a rentabilidade e faz desta actividade uma cultura de “fim-de-semana”.
A produção nacional é vendida até Abril, a partir daí a Kiwicoop labora com frutos importados da Nova Zelândia e de outros mercados. Isto porque o consumo em Portugal ultrapassa as 22 mil toneladas ano enquanto a produção nacional ronda as 10 mil toneladas.


CITAÇÕES
(De um folheto promocional da Kiwicoop)

“O kiwi é um fruto de polpa verde-esmeralda com numerosas sementes de cor castanha, epiderme de penugem sedosa e sabor ligeiramente acidulado, agridoce e muito refrescante.”

“O “Leitão à Bairrada”, o “Vinho da Bairrada” e o nosso Kiwi são os verdadeiros “ex-libris” e cartões de visita desta região, do seu povo e dos seus costumes.”

“Neste litoral, espectáculo de imensa beleza da Costa Atlântica, situa-se a KIWICOOP.”

Kiwicoop - Cooperativa Frutícola da Bairrada, C.R.L.
Rua da Kiwicoop
Malhapão - Oiã
3770-058 Oiã [Aveiro - Portugal]

T: +351 234 752 616
F: +351 234 752 359
E: kiwicoop@kiwicoop.com
http://www.kiwicoop.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário