5 de outubro de 2007

VIVA A REPÚBLICA!

– Mandou-me procurar?
– Passe, cidadão !

*

Às 9H00 de 5 de Outubro 1910, da varanda dos Paços da Câmara Municipal de Lisboa, José Relvas, acompanhado por Eusébio Leão, Malva do Vale, Inocêncio Camacho, Marinha de Campos, José Barbosa e Ribeiro de Carvalho, proclama a República para a capital e o telégrafo proclama-a para o país, com excepção de Loures que se antecipara um dia.
Entretanto, a comitiva real que se tinha refugiado em Mafra, perante o êxito da revolução, embarcava à tarde em Ericeira no iate real Amélia rumo a Gibraltar e daí partia para Inglaterra.

Já a 4 de Outubro, também às 9H00, Paiva Couceiro, comandante das forças monárquicas, derrotado pelos revolucionários comandados pelo tenente Machado dos Santos, assina a rendição.
Em todo o golpe, a Carbonária desempenhara papel importante na organização da estrutura militarizada e na mobilização popular que ocorreu a engrossar as barricadas.
Foi vasto, notável e revolucionário o corpo legislativo construído no início da 1ª República que teve por alvo desenhar um país republicano, laico e democrático.
Logo no início, o regime republicano cortou com o passado, por exemplo, aboliu os privilégios de nascimento, foros de nobreza e extinguiu os títulos nobiliárquicos (do artº 3º da Constituição de 1911) . …
DAS PRIMEIRAS REFORMAS NO ENSINO[1],
O combate ao analfabetismo foi um dos alvos a perseguir pelo regime saído do 5 de Outubro, para que cada português se valorizasse pela educação. Para tentar alfabetizar, os republicanos

Criam o ensino infantil (entre os 4 e 7 anos);
- “o ensino primário elementar será obrigatório e gratuito”. (Artigo 11.º), (entre os 7 e 10 anos);
- novas escolas do ensino primário e técnico
- "escolas normais" destinadas a formar professores primários;
- Universidades de Lisboa e Porto (ficando o país com três universidades: Lisboa, Porto e Coimbra);
- escolas "móveis" para o ensino de adultos.
Aumentam o número de "bolsas de estudo" a alunos necessitados
Em grandes centros, para obviar a escassez de recursos financeiros, as populações – normalmente operários – criaram Centros Escolares Republicanos, que para além de alfabetizar, foram locais de iniciação da cidadania republicana, laica e democrática.
Os Centros Escolares Republicanos representam uma fortaleza de onde irradia a luz do conhecimento e da partilha solidária com raízes no ideal republicano do 5 de Outubro de 1910.

Viva a República!
sérgio micaelo ferreira
----------------------------------
[1] Alguma colheita de "Centro Republicano e Democrático de Fânzeres",
http://crdfanzeres.no.sapo.pt/index.html
"-mandou-me procurar?" ... "- passe, cidadão!" senha e contra-senha usada pelos revolucionários do 5 de Outubro [nota de srg]

Sem comentários:

Enviar um comentário