22 de outubro de 2007

AUSÊNCIAS PRESENTES - 1ª BIENAL DA FIACOBA/2007

A XXII FIACOB (Feira Industrial, Agrícola e Comercial da Bairrada – Oliveira do Bairro) ou a 1ª Bienal FIACOBA teve inauguração a preceito, mas as ausências de Acílio Gala e de Fernando Silva marcaram presença nas conversas à margem do protocolo. É certo que o anterior presidente da Câmara, ao escrever a sua carta-postal(?)/carta-electrónica(?) “Fiacoba de qualidade e excelência. Alguns recados e sugestões”[1], marcara o seu lugar na hierarquia dos responsáveis máximos pela execução de um empreendimento que poderá constituir mais uma avenida de acesso ao desenvolvimento do concelho.

Esta ‘carta’ de Acílio Gala foi o ás de trunfo do evento inaugural e, comentando a posteriori, poderá dizer-se que anunciava a sua ausência, - mas sem perder o direito de usar a palavra.

Entretanto, as (não)ausências suscitam dúvidas, Acílio Gala e Fernando Silva foram convidados dentro das normas protocolares e optaram pela auto-exclusão? Ou foram intencionalmente excluídos da lista de convidados para não ofuscar a propaganda eleitoral?

Nas andanças ou evolução da FIACOBA, a introdução da ‘Mostra de Gastronomia e Vinhos da Bairrada’ veio atrair mais visitantes. A esta realização será justo referir o seu promotor – Elísio Albuquerque.

A 1ª Bienal FIACOB/2007 iclui a modalidade do Hipismo (provas de salto de obstáculos) e logo no calendário nacional. Representa uma significativa mais-valia, já que Aveiro não deve andar longe de ser o distrito com maior número de equídeos registados.


Ao fim de um percurso de alternância PSD/CDS/PSD ao longo de mais de duas décadas, a Feira tem o seu sítio.
São devidos parabéns. Agora mãos à obra para que o dinheiro dos contribuintes não seja aplicado em materiais para pintar… um “elefante branco”.

Em dia de vestir o fato de inauguração, algumas personalidades prescindiram do uso do convite e adquiriram o bilhete de ingresso no recinto. Registe-se.
sérgio micaelo ferreira


[1] in Jornal da Bairrada de 17 do corrente.

6 comentários:

  1. Anónimo10:49

    Só faltou registar a fraca afluência para o dia inaugural e o ranger de dentes que entre a comitiva se ia ouvindo sempre que se comentava sobre os custos finais da realização da FIACOBA 2007.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:48

    E já viram os Stads das Juntas de Freguesia na Fiacoba? A Palhaça continua à frente! Eles marcam mesmo a diferença.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:47

    Haja uma Vila que tem mais do que paninhos bordados pr'a mostrar e que percebe que um Espaço Diferente exige um saber estar diferente também!
    Não é por acaso é mesmo o que nos distingue: elegância e carisma.
    Basta passar pela Palhaça, em especial ao fim-de-semana e perceber que consegue ter mais movimento, centralidade e equipamentos de lazer apropriados ao desfrute do que a maior parte das freguesias do concelho, e até do que a cidade de Oliveira do Bairro.
    Não é por acaso que a Palhaça até sai em revistas...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo14:34

    ... e na tv todos os sábados na Operação Triunfo.

    ResponderEliminar
  5. Duas notas:
    1ª - os custos com o investimento no espaço (a Câmara chama-lhe “Espaço Inovação”) devem rondar os 6 milhões de euros. E a quanto chegarão os custos fixos a suportar com a manutenção de tal espaço? Como espera a CM rentabilizar o investimento, não em termos do seu retorno financeiro (que há-de ser bem escasso), mas como elemento gerador do desenvolvimento social, cultural e recreativo do concelho?
    Parece-me um exagero todo aquele investimento, a lembrar a nossa tendência para o novo-riquismo. Infelizmente, não faltam municípios pequenos a esbanjar fortunas em obras de fachada.
    2ª - Considero uma deselegância o actual executivo não ter convidado para a inauguração o ex-Presidente da Câmara e o ex-Vereador das Obras. Trata-se duma obra iniciada no mandato de ambos, embora o Fernando Silva até se tivesse manifestado contra o investimento.
    Continua-se a misturar política com azedumes pessoais, ainda que o dr. Acílio Gala pareça não estar convencido de que o tempo dele já passou (basta ler os seus textos no JB).
    Há demasiada falta de ética na politica, sobretudo pela província fora.
    Não admira que a política, nacional e local, esteja cheia de gente medíocre: o cenário convida os melhores a ficarem em casa...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo10:30

    Com espectáculos a 1 Euro o Município deve estar cheio de dinheiro!!!! Tanto querem dar circo ao povo que acabam fazendo figura de palhaços.

    ResponderEliminar