13 de maio de 2005

POSTAL DO ROSSIO(1) DA PÓVOA

Os dois títulos (2) editados pela Câmara Municipal (3) – “Estudo de Antroponímia Regional”, de António Capão, e “Oliveira Rocha no Coração da Bairrada”, de Ana Paula de Assunção – carreiam relevantes subsídios para o conhecimento dos patrimónios linguístico e da extinta cerâmica do grés de Oliveira do Bairro.


António Capão apresenta um consistente estudo sobre nomes próprios, sobrenomes e apelidos usados na região; oferece um subsídio para o domínio da geografia linguística e da onomasiologia. Mostra, por exemplo, que a “casa-do-forno” em Bustos, é a “casa-de-trás” em Sosa e pode ser a “socasa” em Nariz. Faz também uma incursão pela etnografia dos instrumentos de corte.Nesta obra reserva um espaço aos estudiosos da Língua.

O termo “ir p’rà comporta” traz à liça um fenómeno regional de migração sazonal que ainda não está estudado.

A farta recolha de nome/apelidos poderia estar localizada no tempo. Os trabalhos de linguística de António Capão, compilados nesta edição, mereciam “abstract”.

Por seu turno, Ana Paula de Assunção fixou a história da Fábrica Cerâmica de Oliveira do Bairro em livro densamente documentado. “Produzia as melhores manilhas de grés do país”, bem recorda a propósito o Eng. Neo Pato.


É suposto estarmos perante o primeiro livro dedicado à arqueologia industrial do concelho. Venham mais. Temas não faltarão. Aproveitando a boleia do futuro Museu da Olaria, talvez calhe a vez da desaparecida Cerâmica de Bustos, L.da vir a merecer algumas páginas patrocinadas pela Câmara de Oliveira do Bairro.

A substância inserta nestas obras vem corroborar a campanha de Arsénio Mota na
criação de Estudos Regionais (4).
Notas
(1) Designação ancestral, ainda hoje reconhecida pelos seus naturais; actualmente tem dupla toponímia: “Largo do Sr. dos Aflitos” e “Largo da Póvoa”. O vetusto termo toponímico “Rossio” merecia ser reabilitado. Os nossos avoengos souberam manter o típico nome através dos tempos.

(2) A Biblioteca de Bustos ainda não recebeu qualquer destes títulos, mas eles já estão à venda na Biblioteca Municipal, em Oliveira: “Estudo de Antroponímia Regional” – 15,00 €; “Oliveira Rocha no Coração da Bairrada” – 25,00 €.

(3) Sobre a apresentação do estudo de antroponímia, o “Jornal da Bairrada” de 28.04.2005 houve por bem citar o recado do vice-presidente da câmara: «Victor Oliveira abriu a sessão, sublinhando a falta de muitos – “aqueles que muito falam de cultura são os que não estão presentes”.
Mea culpa, Senhor Vice-Presidente. Tenciono emendar o erro, apelando à presença maciça no próximo acto cultural de “beija-mão real”.
É minha vontade fazer-me acompanhar de «A Filosofia na Alcova», do Marquês de Sade – edição da Europa-América, 2004, como acto de penitência, seguindo a oficial sugestão de leitura do último Boletim Cultural da Câmara de Oliveira do Bairro... A Bem da Cultura, de Alcova.

(4) Arsénio Mota, in “Estudos Regionais sobre a Bairrada”, Figueirinhas, 1993; “Pela Bairrada”, edição da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, 1998.

Assina,
o faltoso
Sérgio Micaelo Ferreira

(Rossio da Póvoa)

1 comentário:

  1. Nelson Figueiredo (Prof.), tem reunido e ordenado milhares de vocábulos. Quando chegará o momento de começar a levantar a ponta do véu e apresentar na montra alguns "falares" da região?

    ResponderEliminar