29 de setembro de 2015

MÁRIO JOÃO OLIVEIRA PAGA MAIS UMA ALMOÇARADA A 2 DIAS DAS ELEIÇÕES



Na próxima sexta feira, último dia da campanha eleitoral, vai realizar-se mais uma almoçarada promovida pelo senhor Presidente da Câmara, Mário João Oliveira. Desta vez será a “população idosa do concelho” a ganhar um almoço grátis com animação musical, mais um passeio de autocarro que os levará a todos para um restaurante longe do nosso concelho, em Ponte de Lima. Curiosamente a iniciativa está a ser organizada de forma tão discreta quem nem o sítio da C.M.O.B. na internet dela dá notícia.

A manipulação política, o uso de dinheiros públicos visando interesses partidários tornou-se prática comum na nossa democracia. A degradação de valores chegou ao ponto de ter sido extinta a noção de verdade. Hoje os políticos não mentem, enganam-se, ou então fingem ser comentadores.

Vejamos, apenas, o que aconteceu nos últimos dias.
Passos Coelho, Primeiro Ministro, seguindo um guião previamente elaborado (ele é muito bom a seguir guiões) veio anunciar um pagamento antecipado ao F.M.I. Realmente esse pagamento estava previsto (seria o grande trunfo da campanha eleitoral) mas ao não se realizar a venda do Novo Banco (Banco criado pelo Governo com dinheiro emprestado) lá se foi a poupança de juros e a antecipação de pagamento. Bem pelo contrário aumentaram os juros e a dívida, pulando o défice público para a casa dos 7%.
Uma vez mais serão os portugueses a financiar a Banca privada com os seus impostos e, enquanto isto, o Sr. Primeiro Ministro diz que a questão do défice é “meramente estatística” e que, neste caso, a estatística não tem interesse nenhum. Com ele nem os números falam verdade em Portugal..

Os interesses económicos dominam e controlam a informação que é divulgada de uma forma onde também as questões da verdade e mentira já não contam. Até porque aldrabar transformou-se numa nova filosofia. Na política vale tudo para manter o poder, na economia tudo se justifica com o lucro.
Nesta mesma semana em que soubemos que graças a banqueiros corruptos e incompetentes e ao aventureirismo governamental (mais de 80 mil milhões foram pedidos emprestados para financiar a Banca) estamos mais pobres e endividados, descobrimos que também a Volkswagen nos andava a enganar quanto aos gazes poluentes das suas viaturas. Pelo menos o presidente do grupo demitiu-se e ninguém veio dizer que o programa de computador que manipulava os números é “uma questão estatística” sem qualquer relevância.
E, qual cereja no topo do bolo, soube-se hoje que, em 2012, a atual Ministra das Finanças retirou de forma artificial 157 milhões de euros do défice orçamental. Escondeu o prejuízo e aldrabou os números.
Ao pé de tudo isto o que vale um almocinho pago pelo presidente da Câmara na antevéspera das eleições?
Quase nada, é uma pequena “questão estatística” a figurar no orçamento dos “almoços grátis”.


Belino Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário