16 de setembro de 2015

JOSÉ SANTOS EXPÕE NA JUNTA DE FREGUESIA



Horário de visita:
09h00/12h30 – 14h30/17h00
2ª a 6ªfeira

Visita guiada:
Contactar 937954605 / geral@uniaofreguesiasbtm.pt



“Zé Santos, nome artístico de José Mário de Jesus Santos, 51 anos, natural da Barreira. “Desde que se conhece, teve sempre inclinação para o desenho”. Frequentou uma escola em Lisboa, onde começou a “experimentar a pintura”. Um professor ajudou-o a desenvolver as técnicas. Tira o curso complementar de “Artes do Fogo” na prestigiada Escola António Arroio. Posteriormente colaborou em restauro de peças antigas.
Aos 28 anos regressa a casa. Monta o seu atelier e prossegue na arte de pintar e produz um número apreciável de trabalhos.
Os pais e irmãs ajudam-no a compensar as limitações da sua autonomia com o mundo envolvente. Zé Santos é surdo-mudo.”

Assim escrevia Sérgio Micaelo Ferreira em 2 de Fevereiro de 2005 no “Bustos do Passado e do Presente” em dois textos que agora voltamos a publicar. Isto porque está a decorrer a exposição “ As memórias dos anos 80 e 90” de José Santos, na sala de exposições da Junta de Freguesia. 


ZÉ SANTOS PINTOR NAIF


“Nas irrepetíveis comemorações do Dia de Bustos/1982, Zé Santos expôs vários quadros de pintura naïf com temas locais.
Constata-se que os sucessivos elencos da autarquia local continuam não vocacionados para a aquisição de quadros com a sua assinatura a fim de os expor, em permanência, nas instalações do edifício da Junta de Freguesia, ou mesmo oferecer a associações locais

Que pensar da terra que teima em ignorar o valor dos seus?

Em certo momento da vida, à medida que a autonomia lhe ia fugindo, o Zé Santos aspirou a que alguma instituição de Bustos lhe proporcionasse um atelier e alguém que o acompanhasse na compra de materiais para a execução dos trabalhos. Bateu a várias portas. Compreendiam a situação. Mas nem o facto de Bustos ser terra de barro vermelho, onde se poderia montar um atelier subsidiado pelo contribuinte português e/ou europeu, ajuda a resolver o problema. [Uma nota: foi a partir de trabalhos em barro que surgiram grandes escultores.]

De tentativa em tentativa, o CASCI (Centro de Apoio Social do Concelho de Ílhavo) – Costa Nova, finalmente, abre-lhe as portas.

Entretanto, a perda progressiva de visão obriga-o a abandonar a produção artística - em quadros.
O estado em que se encontra a sua ambliopia ainda o “deixa” pintar miniaturas dos característicos palheiros daquela praia.

O Zé Santos já cumpriu dez anos de CASCI. A sua deslocação para o serviço faz-se por etapas. A ABCdB transporta-o até Vagos. Daqui até à Costa Nova vai na carrinha da própria CASCI. O regresso a casa é igualmente assegurado por estas entidades. Bem-hajam!
O nosso pintor tem consciência da “retinite pigmentar” que tem vindo sempre a aumentar. Não se sabe quando poderá deixar de ver até para realizar trabalhos no CASCI. Perderá então mais uma janela aberta para o mundo. É um alerta para os poderes instituídos tentarem compensar a perda de mais uma boa parte da sua autonomia.

Ao abordar-se Águeda, até os olhos se lhe sorriram. Um dos seus grandes desejos era frequentar, de vez em quando, o Bar de Surdos desta cidade. Foi lá uma vez. Sentiu-se bem. Teve possibilidades de comunicar através da linguagem gestual que aprendeu em Lisboa. Só que não tem transporte!

A nossa sociedade está recheada de instituições de solidariedade social que organiza – e ainda bem – festas, passeios, sessões de entretenimento, visitas, encontros, etc. Zé Santos, ainda que se encontre isolado, continua a ter esperança de que alguma organização cívica o leve ao convívio na Associação de Surdos de Águeda, onde pode ter dois dedos de conversa… em silêncio.


Será pedir muito?"



Sérgio Micaelo Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário