28 de fevereiro de 2014

SALVEMOS O PALACETE!





No passado sábado tomei a iniciativa de chamar a atenção para a degradação do palacete do ABC/Bustos. Fi-lo no local indicado, a sala de plenários da junta de freguesia, e numa ocasião simbólica para a nossa terra.
Depois de mais um violento inverno a fustigar o secular edifício, onde são evidentes os sinais de degradação e perante um silêncio aterrador em redor do problema, considerei ser urgente lançar o alerta, tentar envolver e sensibilizar a sociedade para tão importante questão. É assim que se faz nas sociedades democráticas, que são tanto mais ricas e desenvolvidas quanto maior é o envolvimento popular nos processos de discussão que devem anteceder as tomadas de decisão sobre a coisa pública.
As fotografias que aqui publicamos remontam a 2010. Perante a inércia do presidente da ABC , sempre encolhido e resguardado, sempre de pé atrás,  passaram-se quatro invernos sem que nada tivesse sido feito em defesa do edifício. Chega! É tempo de confrontar os responsáveis, de nos confrontarmos todos, quanto à situação de abandono a que está votada a mais importante e simbólica peça do património da Associação de Beneficência e Cultura, mas também do nosso património coletivo.
Não  podemos, pelo silêncio, ser cúmplices de um verdadeiro crime.
Tanto trabalhou o nosso povo para adquirir o imóvel e coloca-lo ao serviço da terra e agora é abandonado, tratado como coisa velha, sem valor.  
Não podemos ignorar. É tempo de agitar consciências, de levantar a voz e apelar ao bom senso e à inteligência de todos na defesa do Palacete de Bustos.


Belino Costa


Sem comentários:

Enviar um comentário