18 de fevereiro de 2014

DIA DE BUSTOS - AS COMEMORAÇÕES

Bustos festejou o seu dia, comemorando o 18 de Fevereiro de 1920, data da criação da Freguesia.
Foi o 1º Dia de Bustos após a agregação das antigas freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, agregação que o povo não quis nem votou, mas que a maioria dos deputados da Nação achou por bem aprovar.


Impõe-se dizer que os autarcas eleitos assumiram com a maior dignidade a celebração do Dia de Bustos, estando presentes representantes  da Mamarrosa, do Troviscal e de Bustos, terras hoje reduzidas a uma espécie de lugares duma freguesia a três.
Entretanto:
As razões para festejarmos a data foram defendidas AQUI.
A própria lei que aprovou a reorganização autárquica manda que se preserve e respeite a nossa identidade histórica.
E foram exatamente esses os valores que o Presidente da Junta da União das Freguesias e o Presidente da Assembleia Municipal defenderam nas suas intervenções durante a sessão solene que teve lugar na sede da antiga freguesia, por sinal sede da União.


Antes, após o hastear das bandeiras, entre as quais a que parecia ser a da antiga Freguesia de Bustos, 


...o cortejo dirigiu-se ao painel erguido no sítio da antiga igreja, dali partindo para a tradicional romagem ao cemitério, lembrando os homens e mulheres que no passado lutaram para que Bustos se tornasse grande, progressiva e empreendedora, como acentuaria mais tarde o Presidente da Câmara.

Mas o momento da sessão solene com maior significado e envolvência foi representado por um grupo de alunas do 12º ano de línguas e humanidades do IPSB.

A Beatriz, a Daniela, a Diana e a Gabriela historiaram os 94 anos da elevação de Bustos a Freguesia, desde a sua contextualização no âmbito do movimento republicano dos princípios do séc. XX até aos dias de hoje.
Terminaram a sua intervenção deixando perguntas:
E agora?
Qual deverá ser o caminho a seguir?
Como diz a sabedoria popular "A união faz a força!"

*
- Nota final: Manhã cedo, as ruas de Bustos estavam pejadas de panfletos que reproduziam o famoso painel evocativo do 18 de Fevereiro.


A tarjeta a negro serviu para lembrar o luto pela morte duma freguesia pela qual tanto lutaram os bustoenses ao longo dos últimos 94 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário