22 de fevereiro de 2013

POLO ESCOLAR DE 3 MILHÕES DE EUROS INAUGURADO NO DIA DA FREGUESIA


 

O Polo Escolar de Bustos foi inaugurado na última segunda-feira. Trata-se do quinto Polo a abrir no concelho de Oliveira do Bairro e que, à semelhança dos outros quatro, custou três milhões de euros. Um valor que foi comparticipado pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) em 50%.
A obra foi benzida pelo padre Manuel Arlindo e, depois de uma visita guiada pelo presidente da Câmara, mereceu o aplauso de todos os presentes e também do presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro, Manuel Nunes. “As coisas e as pessoas têm o valor que nós atribuímos e que lhe damos. A presença das pessoas é dos melhores exemplos do valor que podemos atribuir”, referiu Manuel Nunes, sublinhando que a abertura do Polo acontece no dia mais importante para as gentes de Bustos, nomeadamente no dia em que Bustos assinala 93 anos de elevação a freguesia. “Um dia que aconteceu, porque existiram homens e mulheres que lutaram pela criação desta freguesia”, afirmou Manuel Nunes, sublinhando que “os alunos desta escola se devem empenhar e estudar para que sejam os verdadeiros seguidores desses bustuenses”.
O presidente da Assembleia Municipal destacou ainda que “a abertura deste Polo escolar muda por completo o paradigma da educação no concelho de Oliveira do Bairro”. “Oliveira do Bairro fica com condições para ter as melhores escolas do país”, defendeu Manuel Nunes, destacando que “os professores assumem neste percurso uma parte muito importante”.

Aposta na cultura. O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, começou por justificar as ausências da vereadora da Cultura, Laura Pires, e da diretora do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, Júlia Gradeço, que “estão a acompanhar uma auditoria à educação no concelho de Oliveira do Bairro”.
O autarca deu ainda a conhecer que a área da educação tem merecido toda a prioridade da autarquia. “Nós não ficámos pelas palavras, pois passámos aos atos”, afirmou o edil oliveirense, explicando que “cativámos verbas do QREN e fizemos escolas em todas as freguesias do concelho para que tivéssemos as condições ideais para que os nossos alunos possam aprender mais e em melhores situações de conforto”. “É uma marca indiscutível da opção pública e política em relação ao futuro do nosso país que é a educação”, acrescentou o edil, afirmando que “hoje é um dia marcante para todos os oliveirenses e em particular para os bustuenses”.
O autarca agradeceu ainda a presença de todos, destacando os que vieram acompanhar os filhos. “Isto demonstra bem o que sentem por Bustos, e o que se vai fazendo. Bem-haja pela vossa presença e bem-haja por terem filhos”, dando ainda a conhecer que “a taxa de natalidade tem vindo a crescer no concelho”. “A educação é a melhor aposta. Esta é a área onde seguramente o dinheiro é melhor aplicado”, disse.

In Jornal da Bairrada

 

Sem comentários:

Enviar um comentário