18 de fevereiro de 2013

SEMANA DIÓGENES VIDAL NO IPSB





A "Semana Dr. Diógenes Vidal" decorreu no IPSB desde o dia 6 de fevereiro, dia do seu aniversário, e marcou o dia-a-dia de toda a comunidade escolar.
No dia 6, logo pela manhã, em todas as salas de aula se deu a conhecer a biografia deste pedagogo e impulsionador da educação/promoção social que não deixou indiferente quem com ele conviveu. Assim, todos os alunos ficaram a conhecer melhor a história do homem que, de algum modo, se confunde com a história da própria escola e do desenvolvimento a ela associado. Ficaram, também, a compreender melhor o porquê da realização desta semana quando lhes foi apresentada a Casa de Ramalde da Obra do Frei Gil, casa essa da sua lavra, e que acolhe mais de 30 crianças e jovens socialmente desprotegidos. De seguida toda a comunidade escolar parou as suas atividades habituais para dedicar 15 minutos à leitura, hábito que o Dr. Diógenes Vidal tanto se esforçou por implementar - desde a sala de aula, aos bares, à cozinha, oficinas, jardim à Direção do Instituto, todos pararam para ler. Da parte da tarde, ainda no dia 6, foi oficialmente inaugurada a IPSB TV, um projeto herdado da sua liderança no IPSB, que foi agora levado a cabo pelos professores e alunos do Curso Profissional de Informática e que está a produzir regularmente conteúdos para divulgação interna, com exibição parcial online, em http://www.ipsb.info/ipsbtv/. O final do dia foi assinalado com uma sessão solene sobre a vida e obra do Dr. Diógenes, com a presença de presidentes da junta, da câmara de Oliveira do Bairro e Direção da Obra do Frei Gil. O dia culminou com o descerramento da placa toponímica que assinala a mudança do endereço postal do IPSB para Instituto de Promoção Social de Bustos, Rua Dr. Diógenes Vidal, 3770-017, Bustos.
Durante o resto da semana decorreu uma sessão de poesia e música da responsabilidade do Grupo de Português e da Biblioteca Dr. Diógenes Vidal dedicada à poetisa Sophia de Mello Breyner, cuja obra foi revisitada por professores, alunos, funcionários e demais comunidade educativa, que esteve presente com largas dezenas de pessoas amigas.
O último dia de comemorações teve por artes dominantes a música e o teatro, que seguiram o mote do "Amor em Português", terminando com um desfile de moda sobre hábitos e tradições portuguesas. As "Noites d'Artes" do IPSB voltaram a encantar o numeroso público presente, que encerrou os festejos desta semana ao som dos "Parabéns a Você" dedicados a Frei Gil, que também festejou o seu aniversário no dia 14 de fevereiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário