1 de outubro de 2012

Viagem Cultural do Orfeão de Bustos


...
 


Imagem do grupo da viagem cultural do Orfeão de Bustos


No passado dia 29 de setembro, a Associação Orfeão de Bustos realizou a sua viagem cultural anual. Este ano visitou o distrito vizinho de Coimbra e teve como principais pontos de visita: a Freguesia de Almalaguês, a Vila de Penela, a Vila da Lousã e a Aldeia de Xisto do Candal.
 
O primeiro ponto de visita foi a Casa Museu do Grupo Folclórico e Etnográfico “As Tecedeiras de Almalaguês”, que foi apresentada pelo fundador do grupo, dando-nos a conhecer o seu historial, o interior de uma casa típica dos séculos XIX e inícios do século XX e ainda um pouco da história da tecelagem na freguesia de Almalaguês. Seguidamente, visitámos a Associação Herança do Passado a funcionar, há quatro anos, na antiga escola primária do lugar de Anaguéis. O objectivo desta associação é conservar o «património» de Almalaguês no que diz respeito à tecelagem. Aqui tivémos a oportunidade de degustar os sabores daquela região recheados de muita hospitalidade.
 
Ainda no período da manhã, foi feita uma visita ao centro de Penela, a qual festejava o seu feriado municipal - o dia de São Miguel- e onde estava a decorrer a FAGRIP (Feira Agrícola e Industrial de Penela). De seguida, partimos em direção à praia fluvial da Louçainha, onde os Bustuenses almoçaram calmamente à sombra dos castanheiros.
 
No período da tarde, partimos rumo à vila da Lousã, onde pudémos fazer uma visita guiada ao Eco-Museu da Serra da Lousã / Museu Etnográfico Doutor Louzã Henriques, o qual apresenta um espólio etnográfico diversificado, de abrangência nacional, onde se puderam encontrar instrumentos relacionados com a agricultura, divididos em diversos núcleos, tais como: alfaias; sistemas de atrelagem, matança do porco, olaria, cozinha serrana, pão, azeite, ferreiro, linho, sapateiro, entre outros.
 
De seguida, seguiu-se a viagem em direção à aldeia de xisto do Candal, localizada numa das encostas da Serra da Lousã, passando pelo centro histórico e pelo castelo de Arouce. Beneficiada pela acessibilidade privilegiada que lhe proporciona a estrada nacional, o Candal é muitas vezes considerada uma das mais desenvolvidas aldeias serranas e uma das mais visitadas. Toda a visita na Lousã foi acompanhada de uma guia que não só nos deu a conhecer o museu e a aldeia de xisto, como também a vila histórica e a extensa serra da Lousã. Foi, sem dúvida, uma tarde recheada de muita história e um avivar de memórias esquecidas, que nos foi presenteada com muita amabilidade e simpatia.
 
De regresso a casa, todos nos sentimos mais ricos com estes momentos de cultura e história que tivémos oportunidade de apreciar num dia bastante soalheiro de São Miguel. 
Associação Orfeão de Bustos
 

Sem comentários:

Enviar um comentário