1 de maio de 2012

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE BUSTOS DE 28-04-2012 (notas)


Assembleia de freguesia de Bustos 28-04-012; 20-30 horas (notas)

Sessão com pouco público. 13 assistentes. De salientar a presença dos dirigentes da JSD (Álvaro Ferreira, Alberto Martins e Inês Neves) juntamente com Dr. Manuel Nunes, Presidente da Assembleia Municipal.
Também assistiram o Presidente da Concelhia do PS, Manuel Borras e o Presidente da Assembleia da Freguesia de Mamarrosa, Carlos Alberto Ferreira.

 Antes da Ordem do Dia, foi aprovada a ata da sessão anterior da assembleia com três abstenções.
Abstiveram-se Luís Gala, que estava em substituição de Manuel Romão e Plácido Carriço, a preencher a vaga deixada por Carlos Santos.
 Presenças:
bancada CDS –  sr. Manuel Pereira, Luís Gala.
 PSD – Regina Alves,David Arroz, Plácido Carriço.
 PS – João Pedreiras.
Quando lhe foi concedida a palavra, o dr. Duarte Novo, presidente da junta,
. tornou a falar sobre o terreno de Lila Martins,  que iria ter uma reunião  com a Câmara e a vendedora, para tentar desbloquear  a situação e tentar baixar o preço, se possível. Este é um assunto que se arrasta há alguns anos e sem fim a vista. Por ser em Bustos?
. alertou a população para as medidas da câmara  municipal em vista à economia  com corte de electricidade a partir da 01H00. Há, contudo, dificuldades em acertar os relógios o que tem ocasionado algumas reclamações, da população.
. rua do Colégio está em fase de estudo para futuras obras, visto ter havido cedências para o seu alargamento, o que permitirá encetar as obras.
Questionado sobre as atividades da junta, o seu presidente salientou as obras de beneficiação do polidesportivo, pagas pela CMOB, as obras que já se iniciaram no Parque do Corgo e, referiu-se às que pensa efetuar… As últimas a serem custeadas – pela câmara municipal: a  rede, o sintético e demais reparações no polidesportivo; custeadas pela junta de freguesia – na zona envolvente: obras de rega, tubos e acessos à futura avenida  S. Lourenço (obras que estão em marcha e que são da responsabilidade da junta). E a plantação de algumas árvores, também é da responsabilidade da junta de freguesia.
 Na campanha "Limpar Portugal", foram recolhidas em Bustos 95 toneladas de lixo, um trabalho realizado por alguns voluntários. A operação,  teve  o patrocínio de algumas empresas  e da câmara municipal. No fim do dia houve um convívio oferecido pela junta de freguesia. Mais de metade do lixo é trazido para Bustos (?), zona dos Barreiros, por pessoas de outras terras. Uma manifestação de falta de civismo…
Continuam as obras em alguns lavadouros, Cabeço  é um deles. A junta de freguesia procura economizar a água; o da Póvoa e o do Corgo são os mais procurados pela população.


RPERGUNTAS AO EXECUTIVO
David Arroz  perguntou pelo  futuro do parque do Corgo, e deu um voto de louvor pelas obras realizadas no recinto desportivo.
Plácido Carriço falou na recolha do lixo em Bustos na falta de civismo  das pessoas. Perguntou quais os custos e a  qual era a poupança da iluminação.
Regina Alves perguntou se a recolha era para continuar e perguntou  onde estão os técnicos da Chão Verde para colaborar na campanha “limpar Portugal”?
João Pedreiras defendeu que a iluminação no centro cívico não devia levar corte na luz pública.
sr. Manuel Pereira falou nas promessas da câmara para algumas obras em Bustos; dos 30.000 euros da compra do terreno da Lila e das obras da rua do colégio há muitos anos prometidas etc.
Regina Alves perguntou pelo futuro da feira, despesas e receitas, parque desportivo ctt e qual o nome para o parque?
 Respostas do sr. presidente da junta:
. Sobre a existência de alguns problemas na ligação ao saneamento, a ADRA vai resolver.
. Sobre o Parque – primeiro terminam-se as obras e depois escolhe-se o nome
. Sobre os CTT – o processo está em Lisboa e aguarda novidades para poder avançar.
. Sobre a Feira - a receita é de 8.000 € e a renda de 325 € por mês. Em 2013, com subida do IMI talvez  a renda suba para 800 euros por mês. Entretanto vai tentar negociar com o município.
. Houve a oferta de um pinhal no Cavadão ou rua da APALB pelo sr. Arsénio Mota.
. Sobre o Património: a Capela da Póvoa e  do S. João pertencem à junta de freguesia. Informou também que 4 terrenos do bairro social já foram registados.
 Ordem do Dia
Relatório e contas foi aprovado por unanimidade. orçamento ano de 135.000 euros, com saldo para gastos de 28.000 euros.
Vai ser construído um campo de vólei de praia. Os utilizadores do recinto desportivo pagam uma taxa para cobrir as despesas inerentes.
A votação para o regulamento das taxas foi aprovado com a abstenção do PSD, o voto contra do PS.
Intervenção do público
Carlos Figueira falou em buracos em algumas estradas pontão do Tabuaço passadeiras  nalgumas ruas para diminuir a velocidade.
Sérgio Pato lembrou que atas podem ser consultadas no site da junta. E sugeriu  a realização de negociações entre os donos  do cine teatro e do campo de futebol para tentar resolver o problema da aquisição.
Dr. Manuel Nunes teceu algumas criticas  ao dr. Duarte Novo por quebrar o protocolo, e não valorizar as pessoas nas funções e nos cargos que ocupam. Fez também um reparo  ao presidente da câmara municipal por não dar o mesmo tratamento ao presidente da junta de freguesia de Bustos que dá aos outros  presidentes de junta nas assembleias  municipais. E ainda pediu ao presidente da junta de freguesia mais empenho e dedicação e protesto para as obras para Bustos, prometidas há muitos anos e não cumpridas  e que devia apresentar projetos credíveis.
…………
Espero que todas as partes cheguem a um consenso, 
para o bem de Bustos. 
É um voto de
Sérgio Pato (notas)

Sem comentários:

Enviar um comentário