7 de março de 2012

Paróquia de São Lourenço de Bustos aniversaria a 10 de Março. A influência do Dr. Pato.

O dia da criação da Paróquia de São Lourenço de Bustos, tendo sido anunciado a 7 de março, consultar, por exemplo, PARÓQUIA DE BUSTOS COM 85 VELAS , é desconfirmado em 2.Bustos (São Lourenço)” de Padroados das Igrejas da Diocese de Aveiro, pelo excerto: A paróquia foi instituída em 1925-03-10, desmembrada a partir da paróquia da Mamarrosa. (...)".

...

A formalização do processo da criação da paróquia de São Lourenço de Bustos mereceu um registo de Vitorino Reis Pedreiras (VRP) editado pelo blogger Belino Costa em Bustos do Passado e do Presente (a) e que merece ser relido.

Conforme relata VRP, a desanexação religiosa de Bustos foi apoiada por ateus e católicos, com preponderância daqueles, mas a vontade colectiva dos povos de Bustos encontrou fortes entraves em consequência da animosidade anticlerical do povo liberal provocada interdito da Banda do Troviscal, objecto de estudo esmiuçado por Silas Granjo produzido no livro "Troviscal Republicano – Banda Excomungada. Clero Interdito (1922 – 1939)" * aqui anunciado

Valeu aos peticionários de Bustos a circunstância do Dr. Pato ter relações de amizade com um alto dignitário (bispo -?) da Diocese de Coimbra, cimentadas desde o tempo do Liceu de Aveiro, o que contribuiu para demover a resistência do Bispo Conde e apor a sua assinatura no decreto em 10 de Março de 1925(b).

É de elementar justiça prestar recordar e homenagear o Dr. Manuel dos Santos Pato.

sérgio micaelo ferreira

________________

Nota:

Hugo Cálão, Mestre em História e Património e blogger destes “Arquivos Paroquiais ..” coloca material imprescindível à "reconstrução" de uma parte nuclear da história religiosa de Bustos, pelo que se aconselha uma visita de estudo a este blogue. ( Recordo que algum material sobre Bustos já foi divulgado por Alberto Martins).

(a) A Criação da Freguesia de Bustos (2), 12. Janeiro’2005 no subtítulo "Criação da freguesia eclesiástica".

(b) Este pormenor foi relatado pelo Eng. Manuel Ferreira dos Santos Pato (Néu Pato), (23/10/1924 – 1/10/2006).

* Apraz registar as relações de urbanidade hoje patente entre as várias comunidades.

...

a imagem publicada é um fragmento adaptado de uma foto cedida por D. Celina Marques Correia Santos Pato.

Sem comentários:

Enviar um comentário