19 de setembro de 2011

EVOCAÇÃO - Engº NEFTALI SUCENA, CIDADÃO ÍMPAR. ARTISTA. AMIGO DE BUSTOS


Duas coisas, diz Pitágoras, tornam um homem semelhante aos deuses:

Uma, procurar o bem público; outra, dizer a verdade.

in Francisco Xavier de Oliveira, Discurso Patético

[O Cavaleiro de Oliveira queimado em efígie como herético,

editado por casa frenesi, Março 2004].

*


"Choro o amigo que apregoava a razão,

Senhor de nobreza e integridade,

Que da luz da verdade fez seu galardão!"

in José Maria Dias, do Poema Discriminação,

(a fechar o opúsculo "Neftali da Silva Sucena,

Um Homem de Eleição, O Amigo Fraternal")


UMA EVOCAÇÃO – UM ANO DEPOIS

A despedida do Eng.º Neftali da Silva Sucena pela capela mortuária anexa à Igreja de Águeda antes de regressar ao pó cósmico, no crematório da Figueira da Foz, encerra um significado que ultrapassa o mero formalismo de um funeral, O Eng.º Neftali quis partir de Águeda da sua Capela (Casa) Mortuária inscrita no complexo da ampliado da Igreja de S.ta Eulália.

“O esquema da sua ampliação do qual resultou o projecto final, da traça do Eng.º Neftali Sucena, foi um sucesso. Quem não conheceu a volumetria da Igreja antes da ampliação, dá conta que a sua construção inicial, nasceu assim.” (1)

Será oportuno lembrar que a intervenção do Engº Neftali Sucena surge por rejeitar um projecto anterior onde surgiria um edifício igreja com um “aspecto amuralhado”.


ENG.º NEFTALI ESTÁ EM BUSTOS

O Eng.º Neftali tem a sua assinatura no pergaminho depositado na primeira pedra da igreja do Corgo. aqui
E também está no Centro de Bustos.

Ouçamos José Maria Dias:

O primeiro projecto saído do Gabinete [do Eng.º Néu Pato - Águeda], foi totalmente executado pelo Eng.º Neftali : autoria, peças desenhadas escritas, e levantamento topográfico local. Tratava-se de um edifício de grande porte, constituído por três pisos; o primeiro destinado à instalação de um café, e os restantes a moradas unifamiliares, cuja construção foi levada a efeito no lugar de Bustos, de onde era natural o Eng.º Pato. Curiosamente tive conhecimento deste facto pelo seu proprietário… (2)


E está em Bustos através do opúsculo editado pela Homenagem do Eng.º Manuel Ferreira dos Santos Pato, “Resenha do Processo que tornou possível a construção da Igreja de Bustos, V Fórum de Bustos 2007, Edição «Notícias de Bustos»”

“HOMEM DE DIMENSÃO IMENSA”

“O Engenheiro Neftali foi um Homem de uma dimensão imensa! Não fez fortuna material, pois a sua formação humana não era motivada por tais desígnios, mas deixou a todos que com ele puderam privar e, particularmente à sua família, uma riqueza incalculável: – O seu exemplo de vida é um hino ao comportamento do Homem!

in Orlando Pereira, MORREU O ENGENHEIRO NEFTALI!, Jornal Soberania do Povo.

JOSÉ MARIA DIAS, um agradecimento ...

José Maria Dias foi colaborador do Gabinete de Engenharia e da Empresa de Construção Civil do Eng. Néu Pato (Águeda) e pertence à plêiade de Artistas que sonharam e ajudaram a dar forma à Igreja de Bustos. aqui

Desenhou o último arco da Igreja, quando o Eng.º Santos Pato estava preso em Caxias.

É devido um agradecimento especial pelas publicações abaixo indicadas e por ter disponibilizado preciosos episódios relacionados com a actividade dos bons amigos Eng.ºs Santos Pato e Neftali Sucena.

_____________

(1) in José Maria Dias , "Eng.º Pato, O Homem, O Amigo”, s/d., opúsculo volante (p.24).

(2) in José Maria Dias, "Neftali da Silva Sucena, Um Homem de Eleição, O Amigo Fraternal". opúsculo volante, Águeda, 20.10.2010. (p.s 5-6).

Fora de texto:

É regra seguir os caminhos mais fáceis para se desembocar no poço do esquecimento. O Eng.º Neftali Sucena vai escapar ao anonimato. Pelo menos, está presente na imagem do complexo da igreja de Santa Eulália de Águeda. Talvez um dia se faça uma homenagem à sua Figura. Matéria e História não faltarão…

1 comentário:

  1. Anónimo16:20

    Obrigado por partilhar essas memórias, serão sempre muito preciosas.

    Um bem haja,

    André

    ResponderEliminar