5 de abril de 2010

VISITA PASCAL: a tradição renasce

Num texto de 13 de Abril de 2009, dei notícia do que foi a visita pascal na freguesia de Bustos: recomendo a sua leitura, para o que basta clicar AQUI. Está tudo lá, até um pouco de história.
Terminei esse texto deixando na sombra algo que acabou por se tornar uma realidade conhecida: a reabilitação da capela que foi dos Ferreiras e que sempre conhecemos pelo nome do Dr. Santos Pato. A foto está lá, sem qualquer explicação, assim como que a modos de grande mistério.
Como a visita (ou compasso) demora dois dias, ao fim do dia de domingo de Páscoa sempre foi costume deixar a Cruz do Senhor naquela capela, retomando-se a visita no dia de hoje. A degradação e posterior abandono da capela e da própria casa puseram fim a essa tradição.
Com o excelente restauro da casa e capela, a família Dr. Pedro Vaz Serra desejou que se retomasse a tradição. 
 O Padre Arlindo Valente e a Confraria do Senhor também assim quiseram, razão porque ao princípio da noite de ontem a visita do domingo de Páscoa terminou na bonita capela, em cujo altar o símbolo de Cristo ressuscitado ficou até hoje de manhã.
Em jeito de epílogo: a identidade e riqueza das comunidades locais passa pela preservação das  suas tradições. Sem elas, perde-se a alma e o sentir dos povos.

2 comentários:

  1. Anónimo22:27

    Ainda bem que há um bom católico neste blog. Parabéns senhor!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado. Como não sou crente, não posso dar-lhe a minha benção.
    Mas respeito quem é crente e tem fé, da mesma forma que assumo que a igreja católica tem um papel importantíssimo na formação espiritual e humanista das pessoas e no enriquecimento dos valores comunitários.
    As festividades da Páscoa são a melhor expressão desses valores. Por isso, faço questão de as valorizar e divulgar.
    E respeitar, como é bom de ver.

    ResponderEliminar