"O regime [da ditadura de Marcelo Caetano] inicialmente teve possibilidades políticas reais de fazer uma evolução. E teve apoios políticos. Primeiro, teve a benevolência da opinião pública. Marcelo Caetano foi recebido com uma expectativa benevolente em relação à mudança. Em segundo lugar, teve - por muito que eles hoje não gostem que se diga isso porque têm um discurso oficial pós-abrilista - a benevolência das oposições. A maioria delas encarava positivamente a possibilidade de o regime mudar e estava disposta a colaborar."
(…)
in Albano Matos entrevista Fernando Rosas, (A Revolução de Abril), Diário de Notícias, 29.04.2004 aqui
(…)
in Albano Matos entrevista Fernando Rosas, (A Revolução de Abril), Diário de Notícias, 29.04.2004 aqui
IPSB (Colégio Frei Gil) - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA COM VIDA
De uma oportuna comunicação de Telmo Domingues alusiva à evocação da Revolução do 25 de Abril’1974 extrai-se:
« … o Dr. Fernando Rosas, Historiador e deputado do Parlamento pelo BE, vai estar no auditório do IPSB a dar uma palestra subordinada ao tema "Conta-me como foi... o 25 de Abril", no dia 23 de Abril, pelas 15:30 horas. O objectivo não é pedir a divulgação do evento (esperamos ter o auditório a cheio!) mas sim compartilhar uma oportunidade preciosa de ouvir um testemunho que se antevê rico e contextualizador e, por isso, um momento de excelência no âmbito da Aprendizagem e edificação de Cidadania. Suspeito que alguns de vós não resistirão a tomar parte da sessão e é esse o motivo do meu mail. Tem sido, aliás, uma estratégia que temos vindo a semear na nossa escola, trazendo aos nossos alunos as pessoas que estão na linha da frente nas mais diversas áreas do Conhecimento. O último palestrante que cá esteve foi o "nosso" Dr. Milton Costa e, como era de esperar, "encheu-nos a barriguinha" de fascínio pela Ciência… [enviado por] Telmo Domingues» (fim de transcrição).
não estive presente nesta palestra mas quanto à do Dr. Milton Costa, bem, digamos que adorei! (eu sou um caso suspeito, biologia é realmente a minha paixão mas...) tendo sido a segunda vez que o vejo, posso constatar que fiquei a amar cada vez mais o mundo da microbiologia!
ResponderEliminarcumps