23 de julho de 2009

S. LOURENÇO: AS FESTAS DE BUSTOS

Desde a 1ª hora, foi preocupação da numerosa comissão organizadora imprimir aos festejos um cunho que não se ficasse pela matriz de sempre: arraial, procissão e pouco mais. Apesar do grande empenhamento e espírito de sacrifício das anteriores comissões, o nosso Grupo de Cantares de Bustos vinha sendo uma espécie de pérola atirada a um arraial gasto e repetido.
Parecia impossível ir mais longe, mas a actual comissão estava decidida a dar o 1º passo em frente.
Em jeito de refrão, sugeri que o título a dar aos cartazes reflectisse a vontade de inovar, de ir mais longe. O mordomo Virgílio Ferreira deu a dica: vamos chamar-lhes FESTAS DE BUSTOS EM HONRA DE S. LOURENÇO!
Mas tudo o que for inovação e ousadia fere susceptibilidades, sacode demais o torpor das pessoas. Para não chegarmos ao céu duma assentada, preferimos recuar no mote, não fosse o Diabo tecê-las enquanto os Santos dormiam.
Também recuámos numa exposição ilustrativa de rádios antigos do Manuel dos Rádios, o que se deveu a razões de segurança e evitar riscos que pusessem em causa a integridade do fantástico património do Manuel, único em Portugal e Europa e dos mais completos e ricos do mundo.
Recuámos ainda na realização de 2 conferências, por outros temores.
Eis o que nos ficou, depois de alguns avanços e outros tantos recuos:
a) Parte cultural:
- Dia 8; 22H00: Espectáculo ao ar livre, pela Companhia de Dança de Aveiro.
- Dia 9; 17H00: Apresentação dum trabalho do Li Mota (Moncas) sobre a Capela dos Ferreiras, que conhecíamos por "Capela do Dr. Pato", mas era assim denominada em finais do séc. XIX. (1)
(Santíssimo Imaculado Coração de Maria - 1873)

- 18H00: Actuação dos Cantares de Bustos.
- Dia 10; 18H00: Concerto da Banda Filarmónica da Mamarrosa.
b) Parte religiosa:
- Dia 9; 11H00: Benção, no decorrer da missa de domingo, da nova imagem da padroeira da Capela dos Ferreiras, entretanto desaparecida e documentada como Santíssimo Imaculado Coração de Maria, consagrada em 12 de Dezembro de 1873. (2)
- Dia 10; 15H15: 1º Cortejo, da Feira do Sobreiro até ao local das palmeiras, frente à Igreja, conduzindo o Reverendíssimo Bispo, D. Ximenes Belo, enquadrado por carros antigos (Fernando Luzio) e com a participação especial da Banda Filarmónica da Mamarrosa.
- 15H30: Recepção do Reverendíssimo D. Ximenes pelo nosso Padre Arlindo, seguida dum
- 2º Cortejo, ao longo daquela que ficou conhecida por Praça Vermelha. Integram-no a Irmandade das Almas e a Confraria da Cruz do Senhor e o Diácono Lourenço de Huesca e suas Riquezas.
- 16H00: Missa de S. Lourenço.
- 17H00: Prisão do Diácono Lourenço e das suas Riquezas à saída da missa, pelas tropas do imperador romano Valeriano (VIV'ARTE, acolitado por alguns artistas locais).
- 17H15: Procissão Solene, de acordo com as usanças, mas desta vez enriquecida pela honrosa presença do reverendíssimo Sr. Bispo/Nobel da Paz e pela Padroeira da Capela dos Ferreiras, bem como por Gentes de Bustos vestidas à moda antiga e pela costumeira Fanfarra da Costa do Valado, tudo sob a inestimável protecção duma pequena força a cavalo da GNR, também fardada a rigor, que a procissão quer-se reluzente, de encher o olho. (3)

- 22H00: Encenação pelo VIV'ARTE da morte do Diácono Lourenço, seguida da Canonização do nosso S. Lourenço.
c) Parte pagã:
- Os conjuntos do costume, no caso, Central (dia 9; 22H00), Fax (dia 10; 22H00) e TV5 (dia 11; 22H00) e, ainda, Karaoke (dia 8; 24H00), onde pontificam o preocupado Joãozito do Jó e a Gladys Del Carmen da linda voz de sempre.

- Aguardamos a confirmação dum pequeno Concerto, a entremear a apresentação do trabalho do Li, a cargo da violoncelista Raquel Reis (Orquestra da Gulbenkian) e da irmã Joana, violinista nas horas vagas da medicina e ambas filhas de Oliveira do Bairro.
*
comes e bebes para muitas bocas. Bocas que esperemos sejam bem mais do que as dos maledicentes e temerosos do costume, que isto da malta se arrimar a qualquer obra é terreno propício a ter que ouvir o que não merece.
Deixo aqui a minha - e de uns quantos mais - ambição: que o S. Lourenço sirva de regaço às GRANDES FESTAS DE BUSTOS EM HONRA DE S. LOURENÇO.
Não vos parece que vai sendo tempo de Bustos sair do marasmo?
__
(1) Apenas adianto que o Li recuou
com sucesso até ao séc. XVII na busca documental da árvore genealógica da família Ferreira da Barreira.
(2) Uma viagem a Braga com o James e uma antiga foto a cores (a Clarita já anda no terreno das raízes de Bustos há mais anos do que se pensa), conduziu-nos facilmente à reprodução em madeira da bonita imagem.
3) Só ontem e após um indeferimento inicial, motivado pelo empenhamento total das forças da GNR na prevenção e combate aos incêndios e considerando a presença de D. Ximenes Belo, me foi transmitida a participação de 2 cavaleiros na procissão.

- NOTA: a 1ª imagem é do antigo S. Lourenço (séc. XVI) e estava no nicho superior à porta da antiga Igreja.

Sem comentários:

Enviar um comentário