6 de julho de 2009

CENTRO POLÍTICO E CULTURAL COM NASCIMENTO INCERTO



Não se sabe, garantidamente, qual a data da inauguração do Centro Recreativo de Instrução e Beneficência . O ano de 1936 é apontado como o da sua fundação. Não é seguro que tenha sido assim dado que faltam "comprovativos", mas é certo que em Outubro de 1936 o Centro já abrira portas.

Manuel Ferreira da Silva, um dos membros da comissão que fundou a feira de Bustos, no dia da inauguração do novo mercado (19 de Outubro de 1936), recebeu no Centro Recreativo a banda musical que veio animar o evento. Vitorino Reis Pedreiras escreveu sobre esse dia inaugural:

“Meio-dia. A música já no seu coreto, depois de ter dado entrada em Bustos no Centro Recreativo, deliciando os ouvintes com as peças de seu reportório.” ( “Memórias de Ouitros Tempos”, pag 51).

Já dias antes a sala , servindo como o Forum da Aldeia, fora palco de uma verdadeitra “Assembleia de Freguesia”.

“Estive hoje (dia 11) no Centro Recreativo para onde fora convocado o povo desta freguesia para o incentivar a auxiliar a nova feira que vai ser inaugurada no dia 19, no Sobreiro (…) .” (V.R.P idem)

Nesse ano de 1936 também as comemorações do 5 de Outubro passaram pelo Centro:

“Faz hoje 25 anos que o povo, num rasgo de ousadia quebra as grilhetas dos Braganças e proclama a República em Portugal.(…) Hoje, comemorando este dia houve festa, tendo-nos reunido no Centro Recreativo onde eu usei da palavra, e o Hilário Costa, sobre o significado do dia, perante assistência que enchia o Centro.” ( VRP, idem)

O Centro Recreativo de Instrução e Beneficência foi o verdadeiro centro político e cultural de Bustos. Provavelmente terá sido inaugurado antes de 1936 já que, a ter acontecido nesse ano, Vitorino Reis Pedreiras não teria deixado escapar acontecimento tão invulgar porque foi em Janeiro desse ano que iniciou o seu diário.

Terá sido 1935 o ano da abertura? Terá sido em 1936? Para já não há documentação que sustente uma data e resolva a dúvida.

Quem sabe se o encontro do próximo dia 18 não irá ajudar a esclarecer esta questão…

Belino Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário