2 de outubro de 2008

FORMAÇÃO – UMA APOSTA DA UDB

A UDB (1952/53) teve uma equipa de Juniores inscrita no futebol associativo, em resultado da visão de alguns e do voluntarismo das forças mais dinâmicas da época. Ter uma equipa de «juniores» a participar no campeonato regional não era fácil. A acrescentar às dificuldades financeiras, alguns pais proibiam a inscrição dos filhos – naquele tempo o futebol tinha mau olhado. «Rachar a cabeça», «partir uma perna, ou um braço» era o resultado do agoiro. E estas desgraças ninguém as queria ter em casa. Também havia pais que condicionavam a permissão de jogar, «só depois do trabalho feito». (E os jogos realizavam-se ao domingo). É que a força braçal de casa representava poupança nas jornas e na mesa.

Dr. JORGE MICAELO «OLHEIRO» DOS JUNIORES

Para garantir os 11 jogadores em cada jogo, a Direcção teve de captar jovens de fora. Com consultório na Palhaça, Dr. Jorge Micaelo foi o um «olheiro», conforme se pode induzir do Jornal da Bairrada, (3.10.53):

A UDB “já teve o apoio do Sr. [Dr.] Jorge Nelson Micaelo, que da vizinha Palhaça, chamou às fileiras dos Juniores de Bustos, um bom lote de praticantes”,…. O transporte “era assegurado por Manuel Joaquim dos Santos «Ferrador» com a sua mota alemã, TWN” (srg)…

P. ANTÓNIO GONÇALVES PEREIRA MONITOR DE GINÁSTICA E PROFESSOR DE MORAL

Entre as forças dinâmicas da época, é de justiça recordar, o P.e António Gonçalves Pereira – pároco do Troviscal e de Bustos. Para além de exercer o seu múnus junto do seu rebanho, conviveu com agnósticos e ateus, foi o “monitor de ginástica” dos juniores e extraindo JB, “A par da ginástica, será professor de moral à classe de Juniores, pois que não se teve , somente a preocupação de os formar fisicamente , como, também, moralmente.” ( 3.10.53).
O P.e Gonçalves Pereira fez nascer o Voleibol que teve duração efémera. Praticava-se o volley no salão de baile do CRIB (Centro Recreativo de Instrução e Beneficência).
[Numa das sessões, a curiosidade do Carlitos Pompeu levou-o a espreitar o jogo. Mal foi descoberto, foi logo corrido. «É só para adultos!...» soa a voz de espanto… Não fosse o Carlos apanhar uma bolada atirada por um puxanço mais forte.]
FORMAÇÃO – UMA APOSTA DA UDB


A UDB ainda sonhou criar uma equipa de Infantis. E o P.e Gonçalves Pereira pertencia ao sonho.
Actualmente, a UDB está a engalanar a sexagésima vela. Tem cerca de duas centenas de jovens envolvidos na Formação. Ainda que os resultados dos jogos se meçam por vitórias, derrotas ou empates. Estes resultados não podem ser encarados com a mesma mentalidade dos profissionais. A UDB, sendo um clube das periferias, já tem uma vitória assegurada. Está a colaborar na formação de homens e a “descobrir talentos” (pegando na ideia do Zé Eduardo”). A comunicação social também não faz distinção entre o desporto profissional e o da formação, os títulos das colunas não se distinguem. Quem olha para os títulos das colunas fica com a impressão que é tudo profissional sénior.
ONTEM E HOJE - OS MESMOS OBJECTIVOS

A rematar, para canto, destaco novamente um excerto do P.e Gonçalves Pereira sobre a formação dos juniores:
“Os rapazes fizeram ginástica, e, em seguida, o treino propriamente dito. No intervalo e no fim deste, uma palestra sobre técnica futebolística e sobre moral no atleta, no campo e fora deste e nas relações desportivas e sociais com dirigentes, companheiros, com adversários e com assistentes. (JB, 14.11.1953).

A mensagem continua actual.

E siga a rusga
sérgio micaelo ferreira

…..
Jantar dos 60 anos da UDB.
Dia 4 de Outubro (Sábado) – 20H00,
Restaurante “O RAFAEL”.

Sem comentários:

Enviar um comentário