8 de dezembro de 2007

"MAPA DA FREGUESIA" COPIA DE "BUSTOS - DO PASSADO E DO PRESENTE"





O corpo do texto “No Barbeiro – 2”, editado no blogue ‘BUSTOS - do passado e do presente’, em 27.10.2004 aparece literalmente copiado, no opúsculo «Mapa da Freguesia de Bustos», recentemente publicado. Daqui pode inferir-se o reconhecimento de haver alguma qualidade em trabalhos expostos naquele blogue.


A cópia alargou-se às fotos que ilustram aquela peça.


Só que esse copianço enferma de uma transgressão primária não cita a origem da peça[1]:. Talvez a entidade patrocinadora [pagante] tenha descurado a exigência em fazer cumprir o simples gesto de respeitar a propriedade intelectual.


Por certo que as entidades envolvidas na composição e arranjo gráfico da publicação não tiveram intenção de menosprezar a aplicação dos direitos de autor, mas esta ocorrência poderá servir para alertar os poderes locais a não cometerem a falha de desprezarem os “direitos de natureza pessoal, denominados direitos morais”[2].


O mais elementar procedimento a seguir seria o de endereçar ao ‘blogger’ através de noticiasdebustos@gmail.com [3] um pedido de autorização para utilizar o material editado na coluna em apreço.


Era apenas um gesto de urbanidade.



sérgio micaelo ferreira
________________


[1] O hábito de omitir a fonte está enraizado, conforme se deprende de Arsénio Mota, “fotografias publicadas em primeira mão em jornais e revistas são depois copiadas por outros jornais, que as inserem omitindo até o nome das respectivas autorias; e continua o fotocopianço impenitente; e etc., etc.” [Letras sob Protesto” Campo das letras, Porto, 2003.]


[2] ARTIGO 9º [Do conteúdo do direito de autor] 1 – O direito de autor abrange direitos de carácter patrimonial e direitos de natureza pessoal, denominados direitos morais.
[3] ou para Belino Costa: bcosta@sapo.pt



Nota - A publicação 'Mapa daFreguesia de Bustos' não inscreve a Ficha Técnica'. Talvez seja dispensável.

1 comentário:

  1. Anónimo19:08

    Falta de ética e falta de respeito é o que revela esta cópia escandalosa. E falta de vergonha. Por outro lado demonstra quanto os blogues de Bustos se tornaram uma referência fundamental até para aqueles que, mesmo em democracia, ainda usam o lápis da censura.

    ResponderEliminar