A cerimónia contou com a participação - mais uma - da nossa Clara Aires que, pela mão do Sr. Manuel Pereira (no papel de motorista), do Ricardo Regalado (encorpando Joaquim Brites) e Alberto Zenha (evocando o seu antepassado António Reis), fez as apresentações dos homenageados.
O Belino Costa, que mobilizou a pesquisa que o levou até à escritora Maria Drummond, fez as honras da casa levando a escritora ao púlpito. Visivelmente satisfeita por estender o fruto do seu trabalho além Atlântico - até nós, portanto - Drummond mostrou-se muito agradada e agradecida por ter tido a oportunidade de vir lançar o seu livro à terra que viu nascer o homem cuja história ela contextualizou, e de o ver integrado na coleção NOTÍCIAS DE BUSTOS, sinal claro do reconhecimento do seu trabalho.
Os agradecimentos foram feitos na primeira pessoa a Joaquim Brites, o outro homenageado, que teve a gentileza de se encarregar pessoalmente de trazer a escritora brasileira a Portugal propositadamente para este evento. Do alto dos seus 94 anos, Joaquim Brites agradeceu, com palavras simples mas claramente sentidas, a distinção que os Bustuenses lhe proporcionaram nesta cerimónia que reuniu a sua família, amigos e bustuenses bastantes para encherem bem o salão nobre.
O grupo de Cantares de Bustos encerrou a cerimónia tendo o cuidado de brindar os nossos amigos brasileiros com as recolhas musicais de Bustos e arredores.
Sem comentários:
Enviar um comentário