1 de abril de 2015

VIA-SACRA NA PALHAÇA


Nos últimos anos a Paróquia da Palhaça viveu de forma particularmente intensa o tempo de Quaresma, levando ao palco a teatralização da Paixão de Cristo  - um projeto erguido de raiz e realizado com a comunidade local em 2012 e 2013 -  e no último ano de 2014,  assumindo uma revisão desse trabalho com a edição de um livro sobre o mesmo, com a pausa na apresentação pública da peça, propondo um programa de exposição  e vivência dos vários momentos da Semana Santa de forma dramatizada. 

Este ano a Paróquia entendeu que era o momento de voltar a convocar a sua comunidade, especialmente, os grupos paroquiais organizados, a participarem ativamente em todos os momentos desta Semana e de forma particular na Via Sacra, realizando-a não num percurso ao longo da vila, como tem sido hábito, mas antes concentrando todo o percurso no privilegiado espaço público da vila - a Praça de S. Pedro - e fazendo-o inspirado em Maria. Dia 3 de abril, Sexta-feira Santa, a Praça de S. Pedro será o grande palco da Via Sacra com Maria. Em cada estação é Maria, a Mãe de Jesus, quem toma a palavra e com ela fazer o caminho da cruz. Maria será a imagem viva de todas as mães dolorosamente marcadas pelas dores dos seus filhos e filhas.

Além desta cerimónia também a Via Lucis, que completa os passos de Jesus depois da Ressurreição vai acontecer na Praça de S. Pedro, dia 22 de maio, e vai contar também com a colaboração de toda a comunidade paroquial e local. Todas as pessoas são convidadas a vestirem de branco e iluminarem varandas, ruas e janelas com velas: sinais de quem passou da desilusão da paixão à alegria do encontro com o Ressuscitado.

AGENDA PARÓQUIA DA PALHAÇA | Semana Santa e Via Lucis
Cerimónia Lava-Pés 2 Abril, 21.30h Igreja Paroquial; Via-Sacra, 3 de abril, 21.00h, Praça de S. Pedro; Sábado Santo, 21.30h Igreja Paroquial; Via Lucis, 22 Maio, 21.30h Praça S. Pedro

Sem comentários:

Enviar um comentário