15 de outubro de 2014

PAGAR! PAGAR! PAGAR!



Caro agricultor,

Você que resiste às agruras de um tempo em que os incompetentes que nos governam vendem o país pelo preço da uva mijona aos grupos internacionais enquanto nos esfolam com impostos e taxas, tem mais um presente do Dr. Passos Coelho. Pois fique a saber que a partir do dia 15 de Novembro está proibido de efetuar tarefas tão comezinhas como sulfatar, sem primeiro desembolsar 80 euros para tirar um “curso” de aplicação de produtos fitofarmacêuticos.

Este governo que conseguiu paralisar a justiça, lançar o caos sobre o ensino público,, fazer recuar o consumo e a atividade económica para médias do século passado, destruindo empresas e promovendo as falências com uma miríade de impostos, taxas e exigências absurdas enquanto vai promovendo o crescimento da divida pública, visa agora os pequenos agricultores com uma medida onde revela bem como está vergado aos interesses de Bruxelas. Lá bons alunos são eles!

Compreende-se que a aplicação dos chamados pesticidas, herbicidas e quejandos seja regulada e obedeça a regras específicas, especialmente quando aplicados em larga escala. O que não se entende é que não se tenha tido em consideração a atividade dos pequenos agricultores e não se tenha, no mínimo, determinado a organização de cursos gratuitos para quem, com esforço e resistência, luta para não deixar as terras ao abandono. Gente não falta no Ministério da Agricultura para poder cumprir tal tarefa sem custos significativos para o erário público.

Hoje já nem podemos alugar uma casa sem pagar um certificado que para nada serve, pois a partir de 15 de Novembro também não poderemos usar enxofre ou uma simples calda bordalesa sem pagar 80 euros e receber o respetivo canudo. Vai ser preciso vender muitas batatas só para pagar o “curso”…
Um dia destes ainda nos exigem uma licenciatura para produzir vinho ou semear batatas…


NB

2 comentários: