5 de julho de 2014

FESTIVAL DO KIWI DE 12 A 20 DE JULHO



A ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada e a Kiwicoop vão organizar, em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, de 12 a 20 de Julho, o V Festival do Kiwi, que decorrerá no recinto da FIACOBA, no Espaço Inovação, na Zona Industrial de Vila Verde, em Oliveira do Bairro.

As duas entidades vão levar a cabo várias actividades tendo em vista a promoção do kiwi, pois a Bairrada tem uma produção significativa deste fruto e a Kiwicoop é a maior e única cooperativa nacional do kiwi a qual se dedica, em exclusivo, à produção, recolha, tratamento e comercialização deste fruto.

Das diversas iniciativas destacam-se a demonstração ao vivo de pratos confeccionados com kiwi e o concurso de melhor sobremesa com kiwi.

Cozinha ao Vivo
A demonstração ao vivo de pratos confeccionados com Kiwi decorrerá de 12 a 20 de Julho, tendo como objectivo promover e integrar a utilização do kiwi nos cozinhados. A acompanhar os chefes, teremos caves/produtores da nossa região que vão apresentar os vinhos/espumantes mais adequados para acompanhar o prato confeccionado.

Esta iniciativa irá contar com a presença de vários chefes conhecidos: Daniel Santos, do restaurante Fusões de Aveiro, Luís Gomes, formador do IEFP, João Moreira, formador de pastelaria e cozinha, Tito Ferreira, formador de pastelaria e cozinha, Armando Matos, do restaurante Centenário de Aveiro, e a turma de culinária da UNISOB. As caves/produtores presentes são Quinta do Cavaleiro, Vinhos Sidónio Sousa, Quinta da Laboeira, Quinta do Ortigão, entre outras.

Dia do Kiwicultor
A 19 de Julho, a Kiwicoop assinala o Dia do Kiwicultor com um seminário subordinado ao tema “Dificuldades da produção, comercialização e desafios para o futuro”, que decorrerá das 09h às 12h30, no Espaço Inovação

VII Edição do Concurso de Melhor Sobremesa com Kiwi
O Concurso “Melhor Sobremesa com Kiwi” decorrerá a 20 de Julho, pelas 15 horas, também no recinto da FIACOBA. Com esta iniciativa, a ACIB pretende promover a utilização dos kiwis na confecção de sobremesas, fomentado assim a gastronomia da Região.

O concurso está dividido nas categorias de amadores (Público em Geral e Associações) e profissionais (Padarias, Pastelarias, Restaurantes, Escolas de Hotelaria e Profissionais da área). Os doces vão ser apreciados/avaliados por um Júri, composto por um chefe de pastelaria, um chefe de cozinha e uma entidade da área. A avaliação terá em conta os seguintes critérios: apresentação, paladar e originalidade.

Serão atribuídos prémios aos 3 primeiros classificados de cada categoria e certificados de participação a todos os participantes.


As inscrições devem ser efectuadas na sede da ACIB, no Espaço Inovação, na Zona Industrial de Vila Verde, em Oliveira do Bairro.

Sem comentários:

Enviar um comentário