4 de julho de 2014

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA ALERTA PARA A FALTA DE MÉDICOS


Breve resumo da Assembleia de Freguesia da União realizada na Mamarrosa, Associação (Amma), no passado dia 30 de junho pelas 20h30. A sala estava bem composta, os habitantes da terra marcam sempre presença, trazem perguntas e pedidos para resolver. Presentes também dois deputados do CDS à Assembleia Municipal e o vereador camarário António Mota.

Marcos Gala abriu a sessão. Presentes  seis deputados do CDS, três do PSD, e um do PS Começou por ser lida a ata da sessão anterior que foi aprovada com 9 votos a favor e três abstenções.
Intervenções do público: Luís Carvalho, João Sousa, Fausto, João Bastos.
Focaram o problema do posto de saúde e do atendimento com falta de médicos (também no Troviscal),o atraso da construção do Polo Escolar da Mamarrosa problemas de saneamento, a situação da piscina, etc.
Duarte Novo, presidente da junta de freguesia, respondeu a todas as questões, mas frisou que só com a mobilização geral da população se poderá tentar resolver alguns problemas, como os da saúde, dependentes de decisões do Governo. Adiantou que o atraso no Pólo Escolar da Mamarrosa se deve ao “estado do tempo” e que foi assinado um protocolo com IPSB para ocupação dos jovens em tarefas, por exemplo de cariz social, dando como exemplo a loja social em Bustos, considerada um sucesso a nível nacional.


O deputado Carlos Ferreira (PS) fez muitas perguntas sobre variados assuntos, entrando em algumas picardias com o presidente.
O Dr. Fernando Martins (PSD) esclareceu os presentes relativamente a falta de médicos, explicando que  dos sete médicos a trabalhar atualmente irão permanecer apenas  três porque os restantes quatro se vão aposentar. O Ministério da Saúde está ao corrente da situação, mas a conjuntura não ajuda a uma fácil e rápida resolução do problema. Entretanto os utentes sofrem e quem cala consente.
Encerrando a sessão o presidente, Duarte Novo, reafirmou o empenho de todo o executivo na resolução dos problemas.  


Sérgio Pato

Sem comentários:

Enviar um comentário