28 de julho de 2014

LOJA SOCIAL DE BUSTOS – UM ESPELHO DA CRISE

A “Loja Social de Bustos” é um projecto do 12ºC [ano 2010/2011] do IPSB realizado em parceria com a Junta de Freguesia de Bustos, …
Objectivo:
Intervir junto da comunidade em geral, dinamizar um movimento de solidariedade colectiva, que estimule a doação e recolha de bens em excesso e permita a sua redistribuição.

in Belino Costa, LOJA SOCIAL VAI APOIAR CARENCIADOS,  Notícias de Bustos, 27.05,2011.


A Loja Social de Bustos (LSB) – instituição regulamentada, consultar aqui – que vem desbravando um trilho de «solidariedade coletiva» desde maio de 2011 sob a orientação discreta e «Olhar Atento» de Ditosa Luzio e Dorinda Capão, voluntárias destacadas no delicado exercício de «provedoria» dos que dão e dos que recebem, alcançou e ultrapassou o primeiro milhar de parceiros sociais passados cinco semestres de atividade.
Este número mágico é o leit motiv da apresentação de um breve contributo para ajudar a avaliar o movimento dos parceiros sociais (‘Doadores’ e ‘Utentes’) no período que abrange os anos 2011 (a partir de maio) – 2012 – 2013.
Os gráficos apresentados foram elaborados a partir de dados cedidos por Ditosa Luzio, a quem envio um bem-haja.
Nota: a «peça» agora está muito longe de ser considerada relatório.

Os gráficos da figura 1 apresentam a distribuição do número e respetiva percentagem de ‘Doadores’ e Beneficiários (ou seja. ‘Utentes’) da LSB em cada ano de per si.


Figura 1 - Gráficos 1, 2 e 3

Relativo ao meio ano de 2011, o gráfico 1 (Figura 1) mostra que a LSB teve o seguinte movimento: 122 ‘Doadores’; e 73 ‘Utentes’, que correspondem às percentagens de 61% e 39% de 185 (ou seja o total dos parceiros sociais registados neste ano).
O gráfico 2 indica que participaram 186 ‘Doadores’, e 228 ‘Utentes’, que correspondem a 45% e a 55% de 414 parceiros da LSB do ano 2012.
De 2013, o gráfico 3 assinala os valores alcançados para os ‘Doadores’: 195 (41%); e para os ‘Utentes’: 283 (59%), do total de 478 parceiros sociais deste ano.  
 Apreciação breve:
Em 2011, constata-se, grosso modo, que a cada três ‘Doadores’ corresponde dois ‘Utentes’.
Em 2012, o número de ‘Doadores’ ficou aquém do de ‘Utentes’, a relação entre o número de ‘Doadores' e o de ‘Utentes’ é muito próxima de 9 para 11.
 Em 2013, o número de ‘Utentes’ assistidos continuou a aumentar. «Numa visão simplista, constatou-se que cada grupo de três ‘Utentes’ era apoiado por um grupo de dois ‘Doadores’», relação inversa à do ano da abertura da LSB. adapt. daqui
*

Com os gráficos 4 e 5 pretende-se ampliar a ilustração global do movimento dos parceiros sociais da LSB, nos anos 2011-2012-2013.   

O Gráfico 4 apresenta a distribuição de ‘Doadores’ e de ‘Utentes’ nos totais acumulados (números assinalados a verde e a vermelho).
Consultando o gráfico 4, verifica-se que o total acumulado ao fim de três anos (incompletos) de atividade da LSB cifrou-se em 493 ‘Doadores’ e em 584 de ‘Utentes’, valor este que ultrapassa em 91 o número de ‘Doadores’.

No final de 2012, os totais do movimento dos parceiros sociais registados no ano 2011 (a partir de maio) acumulados com os de 2012 atingiu o cômputo de 298 ‘Doadores’ e o de 301 ‘Utentes’, que são valores muito próximos.
No ano de abertura da LSB (2011 a partir de maio), o fluxo de ‘Doadores’ (112) ultrapassou em 38 o número de ‘Utentes’ (73).
*

O Gráfico 5 mostra o movimento do número de ‘Doadores’ e de ‘Utentes’  da LSB distribuídos por cada ano de atividade.
  

O gráfico 5 reflete os dados indicados anteriormente.
Apreciação:
1)   Em 2012, verificou que
. o contingente de ‘Doadores’ (186) cresceu cerca de 66% relativamente a 2011;
. o número de ‘Utentes’ (228) aumentou  cerca de 212% relativamente ao ano anterior.
2)   Em 2013 verificou-se que
. o número de ‘Doadores’ cresceu cerca de 5% relativamente a 2012;
. o número de ‘Utentes’ cresceu cerca de 24% relativamente ao ano anterior.

O gráfico 5  reflete a posição excedentária dos ‘Doadores’ em 2011 e a sua inversão acontecida nos anos seguintes.
  
Os dados registados revelam que o número de ‘utentes’ tem crescido significativamente e que o número de ‘doadores’ registados está longe de acompanhar esse crescimento, confirmado pelo gráfico 5.
à guisa de conclusão:
Entre outras preocupações, urge aumentar o caudal da corrente dos ‘Doadores’, para que a LSB tenha capacidade de proporcionar melhor e mais eficaz assistência.
Os 493 Beneficiários assistidos mostram que a Loja Social de Bustos tem razão de existir.

                                                                           sérgio micaelo ferreira


ADERCUS NO PÓDIO EM MOSTEIRÔ (FEIRA) E MONDIM DE BASTO


Sara Carvalho (ADERCUS)
A ADERCUS esteve representada no sábado na 2ª milha urbana nocturna de Mosteirô, em Santa Maria da Feira. Andreia Santos, atleta da Juventude Operária de Monte Abraão foi a vencedora da corrida de élite feminina, acompanhada ao pódio pelas atletas da ADERCUS, tendo sido 2ª classificada a Sara Carvalho e a 3ª foi a Mónica Simões. Entre os jovens, Érica Matos foi a 8ª classificada na corrida de Benjamins e Miguel Matos foi o 6º nos Iniciados.


Na Senhora da Graça, em Mondim de Basto, disputou-se a final da taça de Portugal de corrida de montanha, no sistema sempre a subir, que será o do mundial, a disputar em Itália, a 7 de setembro. Joana Nunes voltou a subir ao pódio, tendo cortado a meta como a 3ª classificada Sénior e Carla Martinho foi a 4ª da classificação geral e a vencedora em Veteranos femininos, ficando agora a aguardar pela convocatória da Federação Portuguesa de Atletismo para a composição da selecção nacional que irá participar no mundial.
(ADERCUS)

25 de julho de 2014

3º TORNEIO DE FUTSAL

 
Inicia-se hoje o terceiro torneio de Futsal de Bustos que se desenrola ao longo deste fim de semana (25,26 e 27 de Julho) e no próximo ( 1,2 ,3 de Agosto) no Parque da Vila.

21 de julho de 2014

ADERCUS BRILHA EM PROVAS DE FIM DE ÉPOCA - (GUARDA.LUSO.COSTA NOVA)

Com mais uma época desportiva recheada de êxitos a chegar ao fim, o fim-de-semana desportivo da ADERCUS ficou marcado por participações na Guarda, Luso e Costa Nova, com a obtenção de alguns records pessoais e de um record distrital.

Sofia Almeida (ADERCUS) _Record Distrital 150m
A jovem atleta Sofia Almeida, do primeiro ano do escalão de Infantis, estabeleceu novo record distrital dos 150m, em prova extra campeonato distrital da Associação de Atletismo da Guarda. A prova foi disputada no domingo de manhã, no estádio municipal da Guarda, tendo sido a vencedora
, com a marca de 20,18seg, com vento regulamentar, que soprou contra a 2,1m/s.

Na véspera, no sábado à tarde, Sofia Almeida também foi a primeira atleta da ADERCUS a entrar em competição no Centro de Estágios do Luso, na corrida de 60m, do torneio Termas do Luso, tendo sido também a vencedora com a marca de 8,49seg.

Beatriz Rodrigues foi outra das jovens em plano de evidência, tendo estabelecido um novo record pessoal nos 1.500m, vencendo a prova de Iniciados do mesmo torneio, com a marca 4min55,34seg. A companheira de equipa Salomé Sousa foi a 2ª classificada, com 5min46,79seg e Miguel Matos, no sector masculino, foi o 6º classificado, com 5min02,18seg. Para terminar a participação jovem, Cátia Duarte foi também a vencedora dos 600m para Infantis, com o registo de 1min54,27seg.

Quanto ao Campeonato Distrital, Sara Carvalho correu os 1.500m, tendo-se sagrado campeã absoluta, com a marca de 4min49,38seg. Na mesma prova, Rute Silva foi a 8ª classificada, com 5min19,50seg e Ana Rodrigues, atleta Juvenil, foi a 10ª, com 5min23,76seg. O atleta João Carlos Ferreira, também Juvenil, foi o 18º classificado, no sector masculino, com 4min47,95seg.

Uma semana após a participação no campeonato da Europa de corrida de montanha, Joana Nunes e Carla Martinho correram os 5.000m, tendo conquistado os dois primeiros lugares, respectivamente. Joana Nunes cortou a meta em 17min24,73seg e Carla Martinho em 17min50,98seg.


À noite, Paulo Miguel e Paulo Ferreira correram a 1ª Corrida Popular da Costa Nova, que se disputou na distância de 10.000m. Paulo Miguel foi o 6º atleta da classificação geral e o 2º Veterano 3, enquanto Paulo Ferreira cortou a meta no 12º lugar da geral e foi o 3º Veterano 1.

ADERCUS
Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Serena (Oliveira do Bairro)


20 de julho de 2014

Calouste Gulbenkian «continua» em Bustos


Calouste Sarkis Gulbenkian
(Üsküdar, 23.03.1869 – Lisboa, 20.07.1955)
(O senhor 5%)
Mecenas que adotou Portugal (desde 1942) para última estação da sua vida.
A Fundação Calouste Gulbenkian foi Ministério de Cultura e Ciência e também praticava a solidariedade (reveja-se por exemplo as bolsas atribuídas a estudantes).
Será também oportuno homenagear o embaixador Marcello Mathias (1903-1999), que mostrou o Portugal que Calouste Gulbenkian ficaria a gostar de tal modo que optaria para sua residência definitiva


A então aldeia de Bustos teria a primeira biblioteca fixa do concelho, uma dádiva da Fundação Calouste Gulbenkian que passaria alheada aos poderes de então.
...
É de elementar justiça aplaudir o voluntariado exercido pelos irmãos Abel e Manuel 'Serralheiro' e os donativos (sem direito a desconto fiscal) do dr. Assis Rei para pagamento da renda, salvo omissão do contributos de outras ajudas.

19 de julho de 2014

PALACETE DE BUSTOS E SEDE DA ABC: PORMENORES (ANTES QUE SE FAÇA TARDE)

palacete e torreão

vista da rua do Cabeço (antes da demolição da casa da D. Amândia)

vista do edifício principal e pormenor do torreão

frescos no tecto duma sala

portão de entrada e pormenor dum dos dois cães de guarda

azulejos arte nova

3 pormenores de frescos no tecto de salas

fresco e madeiras duma parede lateral

Gratidão aos Fundadores...
...antes que a casa caia e a culpa morra solteira, como é dos usos neste Portugal 
dos pequeninos.
___
- A objectiva e a alma são do TELMO DOMINGUES, fotógrafo e bustoense, professor e aluno, sempre ao dispor, sem qualquer favor. 
- As fotos são de Janeiro de 2005, antes do princípio do fim do centro histórico de Bustos, de que todos se lembram aquando das campanhas eleitorais.

15 de julho de 2014

A UNIÃO FAZ-SE À ESTRADA


No domingo, dia 20, realiza-se o primeiro encontro de cicloturismo da União de Freguesias, ou seja a nossa 1ª Volta pelo Concelho em Bicicleta.
A concentração em Bustos terá lugar no Parque da Vila, pelas 8 horas. Este grupo partirá (8h30)  em direção à Mamarrosa juntando-se à concentração existente junto às Obras Sociais, seguindo depois para o Troviscal  onde se fará a reunião (Junta de Freguesia) de todos os ciclistas.

A partida para a 1ª Volta ao Concelho está marcada para as 9 horas. A chegada, prevista para as 13 horas, tem  a meta instalada junto ao Parque do Rio Novo, na Mamarrosa. Ali será servido o almoço, o já tradicional porco no espeto.

As inscrições podem ser feitas na secretaria da Junta de Freguesia e em vários estabelecimentos comerciais das três Vilas. Os participantes terão direito a boné, ti shirt, pequeno almoço e almoço.
Pedalar faz bem à saúde e o convívio fortalece o espírito. Participe!

14 de julho de 2014

ADERCUS NO PÓDIO EM VÁLEGA

A actividade competitiva da ADERCUS ficou marcada este fim-de-semana por participações em Válega e Santo Tirso, em milhas urbanas, em Salreu e Carregal do Sal, em provas de estrada, e em França, pela participação de duas atletas no europeu de corrida de montanha.

A vila de Válega, do concelho de Ovar, foi o palco da 1ª edição da “Milha Urbana Jovem”, disputada no domingo de manhã, destinada apenas aos escalões jovens, que contemplou corridas desde o escalão Benjamins até ao de Juvenis.
Em Válega (Ovar) - ADERCUS alcança seis lugares no pódio 
 A ADERCUS marcou presença com alguns dos seus jovens atletas, tendo alcançado 6 lugares de pódio. Érica Matos foi a primeira atleta a entrar em competição na corrida de Benjamins, tendo sido a 4ª classificada, tendo-se seguido as participações de Sofia Almeida, vencedora destacada nos Infantis, Beatriz Rodrigues e Salomé Sousa, nos Iniciados, que foram 1ª e 2ª classificadas, respectivamente. Nos Iniciados masculinos, Miguel Matos foi o 3º, Ana Rodrigues, em Juvenis, foi a 2ª, e João Ferreira o 3º, nos Juvenis masculinos.

Em Carregal do Sal, também no domingo de manhã, Paulo Ferreira correu o “Grande Prémio dos 3 Santos Populares”, no qual foi o 4º classificado, nos Veteranos M40, tendo concluído os 10.000m de prova em 36 minutos.

No Sábado à noite, Pulo Miguel, atleta do escalão de Veteranos, foi o 2º atleta da classificação geral a completar a corrida nocturna do BioRia, em Salreu, no concelho de Estarreja.

Sara Carvalho correu a Milha Urbana de Santo Tirso, disputada no sábado à tarde, tendo subido ao pódio a corrida de élite feminina, no 3º lugar, superada por Catarina Lima (UD Várzea), que foi a vencedora, e por Mónica Silva (Maratona Clube de Portugal), 2ª classificada.


No sábado de manhã, Joana Nunes e Carla Martinho somaram mais uma internacionalização aos respectivos currículos, tendo disputado o campeonato da europa de corrida de montanha, que se disputou em Gap, na região alta dos Alpes, em França. A prova foi disputada no sistema sobe e desce, em duas voltas, ao cabo das quais Joana Nunes alcançou o 39º lugar e Carla Martinho o 50º, ambas um pouco prejudicadas por quedas que sofreram durante a corrida.
ADERCUS
Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Serena (Oliveira do Bairro)

10 de julho de 2014

BUSTOS NO RIO DE JANEIRO

Mesmo com as seleções de Portugal e Brasil fora da grande final do campeonato de Mundo de futebol há muitas razões para ir até ao Rio de Janeiro. Esqueça o estádio do Maracanã, vá direitinho a Ipanema  e sente-se na esplanada de  um bar com nome de canção, Garota de Ipanema. Peça um chopinho gelado, um bolinho de bacalhau e pergunte pelo Manuel Capão.



GAROTA DE IPANEMA: UMA CANÇÃO, UM BAR, UM CAPÃO DE BUSTOS

O poeta brasileiro Vinicius de Moraes tinha por bom hábito saborear as horas, entre tragos no whisky, sentado a uma mesa com vista para a rua, melhor dizendo, para um cruzamento, num bar chamado Veloso, no bairro de Ipanema do Rio de Janeiro.      

Corria o ano de 1962. Veloso era mais do que um bar de esquina, era o escritório de Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Ali se acertavam projetos, se discutiam ideias, se curtiam os desamores e festejavam sucessos. Ali acontecia de tudo um pouco e, vezes houve, em que surgiram ideias, letras e melodias que haveriam de se transformar em canções. Ali (con)vivia-se.  
Contam os entendidos que Vinicius e Jobim tinham gravado Menina que Passa, mas não lhes agradava a letra falando de uma menina cansada de tudo, tão sem poesia, tão sem passarinhos.
Mas não terá sido por causa desses versos falhados que o poeta se encheu de brios, a inspiração surgiu ao observar uma rapariga em biquíni, Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto, então com 17 anos. A visão da menina caminhando entre a praia e a casa, temperada com whisky, inspirou o poeta a escrever versos imortais:

Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela menina que vem e que passa
Num doce balanço
Caminho do mar (…)

A canção ultrapassou fronteiras, ganhou estatuto internacional, transformou-se num ícone do Rio de Janeiro. De Frank Sinatra a Madonna, passando por Mariza, são muitas as vozes que deram renovadas vidas a Garota de Ipanema. Tudo isto é conhecido, mas o que muitos desconhecerão é que no Veloso vai surgir um bustuense, rapaz nascido na Azurveira, de seu nome Manuel Capão.

Manuel Capão 

No decorrer dos anos sessenta, a exemplo de tantos outros portugueses, Manuel Capão projetou emigrar para a Venezuela. Mas antes desse grande passo decidiu visitar o Rio de Janeiro. O encontro com a cidade maravilhosa foi de tal forma bem sucedido que decidiu ficar seduzido pelo desafio de adquirir parte da sociedade que explorava o Veloso.
Passaram os anos e Manuel Capão, num acto de grande visão empresarial, mas também de sentida homenagem, decidiu mudar o nome ao estabelecimento que passou a chamar-se Garota de Ipanema. Também a rua Montenegro mudou de nome, passando a designar-se rua Vinicius de Moraes.



Rapidamente o Garota de Ipanema se transformou num símbolo carioca, numa referência obrigatória dos guias turísticos, num quase local de peregrinação.
A visão e o espírito empresarial de Manuel Capão levaram-no depois a multiplicar Garotas pelo Rio de Janeiro. Garota da Urca, Garota do Flamengo, Garota de Copacabana, etc. Outras Garotas foram abrindo portas e, em algumas delas, a presença destacada da bandeira portuguesa deixa bem claro que, sendo carioca, esta Garota é também portuguesa e tem raízes em Bustos. Ou, como diria Manuel Capão, tem picanha da boa, mas também serve bolinho de bacalhau.

Belino Costa

8 de julho de 2014

FINS DE SEMANA EM FESTA



Julho é mês de festas em Bustos.Nos dias 12,13 e 14 o largo da Póvoa de Bustos é palco dos festejos em honra do Nosso Senhor dos Aflitos. No fim de semana seguinte, dias 18,19 e 20 a Azurveira festeja a Nossa Senhora dos Emigrantes.

Copa do mundo no Brasil?... Ó xente!!!, A. C. Arrais





MARÉ ALTA – 06.07.2014
A. C. Arrais
Copa do mundo no Brasil?... Ó xente!!!



Que apresentações marcantes, a surpreender o mundo! E não é para menos... Que outro país teria a capacidade territorial para apresentar 12 estádios a servir de palco para a consecução de toda a programação dos jogos da copa? Talvez os EUA, a Espanha, a  Rússia, a China... Mas quaisquer desses países o que ofereceram? Três ou quatro estádios, no máximo, com apenas um ou outro jogo com lotação completa, a cada semana transcorrida. No nosso Brasil, o que foi oferecido ao mundo, foram grandiosos e multicoloridos espetáculos de futebol em doze cidades diferentes, com as respectivas arenas lotadas!

A esta altura dos acontecimentos, por onde andarão os coveiros da copa? Certamente, já devem ter enfiado o rabo (e a língua) no meio das pernas e sumido! Normalmente a covardia é o apanágio desses insignificantes, mas perversos detratores do país. De qualquer modo, tendo o evento chegado aonde chegou e com as apresentações maravilhosas desta copa, mostrando toda a sua diversidade positiva, não existe mais espaço para quaisquer manifestações de coveiros.

Falando, especificamente da seleção brasileira, em nosso entender ainda não houve um jogo convincente. O time  mandado a campo pelo Felipão, tem apresentado falhas que morosamente vem sendo sanadas. Fred, por exemplo, tem sido uma figura apagada. Talvez sua total imobilidade se deva à excessiva concentração do jogo em cima de Neymar. Apesar disso, o Brasil chega as semifinais.

Lamentavelmente, agora com aquele genial jogador fora da copa, é possível que o outro desejado goleador tupiniquim (Fred), desencante... Está na hora! Aliás, para o bem da seleção canarinha, o próximo compromisso será a sua última oportunidade de mostrar a que veio. Não obstante, estamos otimistas. Acreditamos plenamente (até pela ausência de Neymar) que nesta próxima partida acontcerá a melhor apresentação de todo o elenco caseiro. Se cada um der mais dez por cento de si, nós teremos 12 craques em campo... E, uma vez mais vitorioso, o Brasil parte fortalecido para a grande final. O país inteiro torce, com grande e contagiante paixão, por um final feliz: A conquista de mais um título (o hexa) de campeão mundial de futebol. 

Mas o Brasil já pode se julgar um vencedor, pelo espetáculo de sua torcida, pela organização e a reconhecida excelência de sua receptiva população.  


7 de julho de 2014

SOFIA ALMEIDA (ADERCUS) BATEU RECORD DISTRITAL

Sofia Almeida (ADERCUS) no meeting da Guarda,4-6,2014 - bateu record distrital







Na sexta-feira à noite disputou-se o meeting de atletismo da Guarda, no qual atleta Sofia Almeida, participou na corrida de 150m para Infantis. A jovem atleta alcançou mais uma vitória, tendo estabelecido um novo record distrital, registando 20,29seg, com o vento regulamentar, que soprava favoravelmente, mas apenas a 0,8 m/s. Este foi o segundo record distrital batido pela atleta esta época, juntando o dos 150m ao dos 600m, que está também a escassos 10 centésimos de segundo no record distrital de 60m, que data já desde 1990, embora sendo na altura tempo manual.
Vitor Hugo Ramalho foi outro atleta em destaque, tendo sido o vencedor da corrida de 5.000m, do meeting internacional de veteranos de Coimbra, disputado no sábado à tarde, no Estádio Cidade de Coimbra.
 Em S. Paio de Oleiros, Érica Matos 11ª classificada da corrida de Benjamins, do Grande Prémio, enquanto o seu irmão Miguel Matos obteve classificação idêntica, 11º, nos Iniciados. Na prova principal feminina, o pódio teve duas atletas da ADERCUS, tendo Sara Carvalho sido a vencedora e Mónica Simões foi a 3ª classificada

  ADERCUS
Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Serena (Oliveira do Bairro)

5 de julho de 2014

FESTIVAL DO KIWI DE 12 A 20 DE JULHO



A ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada e a Kiwicoop vão organizar, em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, de 12 a 20 de Julho, o V Festival do Kiwi, que decorrerá no recinto da FIACOBA, no Espaço Inovação, na Zona Industrial de Vila Verde, em Oliveira do Bairro.

As duas entidades vão levar a cabo várias actividades tendo em vista a promoção do kiwi, pois a Bairrada tem uma produção significativa deste fruto e a Kiwicoop é a maior e única cooperativa nacional do kiwi a qual se dedica, em exclusivo, à produção, recolha, tratamento e comercialização deste fruto.

Das diversas iniciativas destacam-se a demonstração ao vivo de pratos confeccionados com kiwi e o concurso de melhor sobremesa com kiwi.

Cozinha ao Vivo
A demonstração ao vivo de pratos confeccionados com Kiwi decorrerá de 12 a 20 de Julho, tendo como objectivo promover e integrar a utilização do kiwi nos cozinhados. A acompanhar os chefes, teremos caves/produtores da nossa região que vão apresentar os vinhos/espumantes mais adequados para acompanhar o prato confeccionado.

Esta iniciativa irá contar com a presença de vários chefes conhecidos: Daniel Santos, do restaurante Fusões de Aveiro, Luís Gomes, formador do IEFP, João Moreira, formador de pastelaria e cozinha, Tito Ferreira, formador de pastelaria e cozinha, Armando Matos, do restaurante Centenário de Aveiro, e a turma de culinária da UNISOB. As caves/produtores presentes são Quinta do Cavaleiro, Vinhos Sidónio Sousa, Quinta da Laboeira, Quinta do Ortigão, entre outras.

Dia do Kiwicultor
A 19 de Julho, a Kiwicoop assinala o Dia do Kiwicultor com um seminário subordinado ao tema “Dificuldades da produção, comercialização e desafios para o futuro”, que decorrerá das 09h às 12h30, no Espaço Inovação

VII Edição do Concurso de Melhor Sobremesa com Kiwi
O Concurso “Melhor Sobremesa com Kiwi” decorrerá a 20 de Julho, pelas 15 horas, também no recinto da FIACOBA. Com esta iniciativa, a ACIB pretende promover a utilização dos kiwis na confecção de sobremesas, fomentado assim a gastronomia da Região.

O concurso está dividido nas categorias de amadores (Público em Geral e Associações) e profissionais (Padarias, Pastelarias, Restaurantes, Escolas de Hotelaria e Profissionais da área). Os doces vão ser apreciados/avaliados por um Júri, composto por um chefe de pastelaria, um chefe de cozinha e uma entidade da área. A avaliação terá em conta os seguintes critérios: apresentação, paladar e originalidade.

Serão atribuídos prémios aos 3 primeiros classificados de cada categoria e certificados de participação a todos os participantes.


As inscrições devem ser efectuadas na sede da ACIB, no Espaço Inovação, na Zona Industrial de Vila Verde, em Oliveira do Bairro.

4 de julho de 2014

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA ALERTA PARA A FALTA DE MÉDICOS


Breve resumo da Assembleia de Freguesia da União realizada na Mamarrosa, Associação (Amma), no passado dia 30 de junho pelas 20h30. A sala estava bem composta, os habitantes da terra marcam sempre presença, trazem perguntas e pedidos para resolver. Presentes também dois deputados do CDS à Assembleia Municipal e o vereador camarário António Mota.

Marcos Gala abriu a sessão. Presentes  seis deputados do CDS, três do PSD, e um do PS Começou por ser lida a ata da sessão anterior que foi aprovada com 9 votos a favor e três abstenções.
Intervenções do público: Luís Carvalho, João Sousa, Fausto, João Bastos.
Focaram o problema do posto de saúde e do atendimento com falta de médicos (também no Troviscal),o atraso da construção do Polo Escolar da Mamarrosa problemas de saneamento, a situação da piscina, etc.
Duarte Novo, presidente da junta de freguesia, respondeu a todas as questões, mas frisou que só com a mobilização geral da população se poderá tentar resolver alguns problemas, como os da saúde, dependentes de decisões do Governo. Adiantou que o atraso no Pólo Escolar da Mamarrosa se deve ao “estado do tempo” e que foi assinado um protocolo com IPSB para ocupação dos jovens em tarefas, por exemplo de cariz social, dando como exemplo a loja social em Bustos, considerada um sucesso a nível nacional.


O deputado Carlos Ferreira (PS) fez muitas perguntas sobre variados assuntos, entrando em algumas picardias com o presidente.
O Dr. Fernando Martins (PSD) esclareceu os presentes relativamente a falta de médicos, explicando que  dos sete médicos a trabalhar atualmente irão permanecer apenas  três porque os restantes quatro se vão aposentar. O Ministério da Saúde está ao corrente da situação, mas a conjuntura não ajuda a uma fácil e rápida resolução do problema. Entretanto os utentes sofrem e quem cala consente.
Encerrando a sessão o presidente, Duarte Novo, reafirmou o empenho de todo o executivo na resolução dos problemas.  


Sérgio Pato

3 de julho de 2014

MAIS UM BURACO



Foi mais um edifício emblemático que se despediu de nós.
Sinais deste tempo em que só os buracos crescem.