22 de abril de 2014

O ARQUIVO MUNICIPAL NO PALACETE?


A instalação do Arquivo da Câmara Municipal no edifício do palacete está a ser equacionada. A direção do ABC e o executivo camarário irão analisar a possibilidade de cedência do uso do edifício. A recuperação das instalações seria feita pela edilidade que, para amortizar esse investimento, durante um  período, a definir, não pagaria  qualquer renda.
Esta é o caminho que foi apresentado pela direção da ABC na última Assembleia Geral, realizada no passado dia 17, e que recebeu o apoio dos sócios. Foi assim decidida, pela primeira vez, uma estratégia negocial visando a futura utilização do edifício. Recorde-se que a possibilidade de instalação do Arquivo Municipal no palacete foi debatida numa Assembleia Geral realizada em Abril de 2013. Os sócios presentes recusaram então a proposta camarária que pretendia “a cedência do espaço a título definitivo.”
A proposta da edilidade foi então definida por alguns como “ indecente”, tanto mais que se o edifício fosse para oferecer não faltavam candidatos.
Em setembro de 2013 realizou-se nova Assembleia Geral onde foi debatida o projeto da Associação Mentes Convergentes que ali pretendia instalar uma residência artística e de criação, um espaço de co-working criativo. Também esta proposta foi recusada pelos associados.

A campanha lançada pelo “NB” em defesa da recuperação do palacete e a intervenção da JSD na assembleia Municipal e no jornal acabaram por lançar a polémica e provocar um debate que fez com que a Assembleia geral da passada quinta-feira tenha sido a mais participada e dinâmica dos últimos anos. A questão do palacete nem sequer integrava a ordem de trabalhos mas, naturalmente, acabou por dominar toda a sessão. Relativamente ao estado do edifício foi dito que há problemas urgentes, nomeadamente com a sustentação do torreão, mas que o edifício não ameaça ruina.

Sem comentários:

Enviar um comentário