5 de março de 2014

PALACETE DO VISCONDE NECESSITA DE OBRAS URGENTES (Jornal da Bairrada)


 
“O telhado simplesmente qualquer dia desaba.”
Susana Nunes, em sessão da Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro
 

O “Jornal da Bairrada” publica no seu último número uma reportagem sobre a situação do Palacete de Bustos onde o Mário João Oliveira, presidente da Câmara, confirma o que todos já sabíamos, que nada foi feito por responsabilidade da atual direção da associação que não tomou qualquer iniciativa em defesa do edifício: “O edil diz que a Câmara está disponível para ajudar mas que tem que haver uma forte iniciativa do proprietário.”

 
Com a devida vénia, transcrevemos o texto assinado por Pedro Fontes da Costa:

“O Palacete do Visconde de Bustos necessita de obras urgentes, alertou na última Assembleia Municipal a deputada do PSD, Susana Nunes.
Susana Nunes explicou que “numa altura em que assistimos a invernos cada vez mais rigorosos, urge convergir esforços para tentar encontrar uma solução para um edifício que consideramos que deve ser classificado como imóvel de interesse municipal, num concelho com pouco património histórico. “Este edifício de 108 anos, o único património cultural identificado como local de interesse a visitar em Oliveira do Bairro - no que diz respeito a palácios e solares -, na página on line da Rota da Bairrada, encontra-se com um elevado grau de deterioração”, justificou.
Uma degradação que, segundo Susana Nunes, resulta “não apenas do tempo, mas também de uma intervenção, que apesar de bem intencionada, não empregou os materiais corretos e acabou por acelerar essa degradação.”No seu torreão são visíveis grandes buracos e o adobo encontra-se à vista, as suas janelas não fecham, ou simplesmente não abrem, a construção simplesmente cedeu. No palacete os seus azulejos perdem a forma, a simbologia, os frescos simplesmente, perdem-se; as paredes simplesmente descascam-se, o telhado simplesmente qualquer dia desaba”, acrescentou.

Apoio. Susana Nunes diz que “a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro individualmente não pode intervir neste edifício, uma vez que é património dos associados da ABC Bustos e cabe a eles a decisão de intervenção no que diz respeito ao Palacete. No entanto é certo e sabido que a Associação não é capaz de comportar os elevados valores necessários à recuperação do edifício”, pelo que está na hora da Câmara Municipal e dos Associados congregarem esforços para permitir que o nosso palacete, e quando digo nosso refiro-me enquanto bustuense e Oliveirense, continue o edifício, continue o património, continue como um símbolo da Vila”
O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, relembrou que “existe um proprietário e que quando os associados se juntarem tinham um fim em vista. No entanto o edil diz que “a Câmara está disponível para ajudar mas que tem que haver uma forte iniciativa do proprietário.”

Sem comentários:

Enviar um comentário