12 de setembro de 2013

PASSOS COELHO RECEBIDO COM PROTESTOS EM BUSTOS

Depois de ter sido inaugurado no passado dia 18 de Fevereiro, o Polo Escolar de Bustos voltou a ter uma cerimónia de inauguração desta vez com a presença do Primeiro Ministro e Ministro da Educação qua assim se juntaram à campanha eleitoral do PSD para a autarquia. Fazem-no sem qualquer pudor, usando o dinheiro dos contribuintes para fins eleitorais e partidários. É ao que chegámos...


 


Margarida Gomes

Dispositivo policial impediu acesso público a cerimónia em Oliveira do Bairro criticada por ser considerada uma "reinauguração".
O primeiro-ministro e o ministro da Educação e Ciência foram recebidos nesta quarta-feira com um protesto à entrada para inauguração da escola básica de Bustos, no concelho de Oliveira do Bairro. Os acessos ao estabelecimento de ensino foram bloqueados pela polícia “por questões de segurança” e pais e alunos foram impedidos de assistir à cerimónia, criticada por ser considerada uma “reinauguração”.
“Está na hora, está na hora de o Governo ir embora.” Foi com esta frase que Passos Coelho e Nuno Crato foram recebidos junto à escola de Bustos, cujos acessos foram bloqueados pelas autoridades com recurso a barreiras metálicas. Atrás das barreiras, faixas e cartazes empunhados por manifestantes e elementos da União de Sindicatos de Aveiro, afecta à CGTP, e pais indignados por não poderem aceder à escola.
Alguns moradores da Rua da Nossa Senhora das Necessidades, morada da escola básica, questionaram também o aparato policial, justificado com "questões de segurança".
Segundo apurou o PÚBLICO, apenas o pessoal afecto à escola, incluindo professores, e ainda jornalistas, responsáveis de entidades locais e candidatos às autárquicas foram autorizados a entrar.
Em causa está a cerimónia desta quarta-feira, considerada uma “reinauguração” do estabelecimento de ensino que já tinha sido inaugurado em Fevereiro deste ano. Entre os manifestantes via-se uma faixa onde se lia “Inauguração foi para o povo e agora a reinauguração é para a realeza”.
O primeiro-ministro e o ministro da Educação inauguram nesta quarta-feira dois centros escolares. Além da inauguração da escola básica de Bustos, Passos Coelho e Nuno Crato estiveram no Centro Escolar do Troviscal, também em Oliveira do Bairro. À semelhança do que aconteceu na primeira cerimónia, os dois membros do governo foram recebidos com vaias e assobios de manifestantes, entre estes elementos do Sindicato de Professores da Região Centro e da União de Sindicatos de Aveiro.
À tarde, primeiro-ministro e ministro visitam a Escola Básica e Secundária de Ferreira de Castro, em Lações de Cima, Oliveira de Azeméis.
As visitas verificam-se no âmbito das actividades da abertura do ano lectivo 2013-2014, cuja abertura oficial acontece quinta-feira.

2 comentários:

  1. Alberto Martins14:43

    A escola abriu ao público, mas não foi inaugurada. Naquele momento, não foi descerrada qualquer placa. Agora sim foi descerrada a placa e a escola inaugurada, com a presença do Sr. Primeiro Ministro e do Ministro da Educação. Tenho orgulho nesta escola, sei que a minha filha vai usufruir de um equipamento de excelência a nível nacional. Esquecem-se as pessoas afectas ao CDS-PP, responsáveis pela colocação desta faixa, no estado lastimável em que o último executivo do CDS-PP nos entregou as Escolas Primárias de todo o concelho, completamente degradadas e praticamente com as mesmas condições da altura em que foram construídas, em inícios dos século XX. Escolas que o actual executivo teve que recuperar, com urgência, até estarem concluídos os novos Pólos Escolares. Mas não se esquecem os pais que não estão afectos a qualquer partido e que sabem que os seus filhos têm agora excelentes pólos-escolares, com bom mobiliário e equipamentos, escolas com condições.

    ResponderEliminar
  2. A abertura do Polo em 18/2/2013 foi apresentada e divulgada como se tratando de uma inauguração. Foi esse o entendimento unânime dos muitos presentes no dia 18 de fevereiro. Ao que soube, a presença do 1º Ministro só não aconteceu então por dificuldades de agenda, ou, quiçá, por receio das usuais manifestações.
    Em conclusão: a Câmara aproveitou-se e quiz tirar dividendos de 2 eventos com forte impacto político: 1º - a "abertura", no dia de Bustos, com a presença de bem mais de uma centena de pessoas; 2º - a "inauguração oficial", por sinal reservada a convidados, em período de pré-campanha para as eleições autárquicas.
    Quanto ao Polo em si, trata-se dum edifício de excelente qualidade.
    Mas importa ter presente que, tendo em conta a dimensão dos edifícios, o concelho passava muito bem com menos de 8 polos. Os custos com a sua manutenção são elevados, pelo que não é de admirar que até já vá faltando o papel higiénico...

    ResponderEliminar