15 de julho de 2013

Apresentação Candidatura Autárquica do PS (ASSEMBLEIA MUNICIPAL - OLIVEIRA DO BAIRRO)

Caros Amigos e Amigas,
Conforme é do conhecimento de todos decorreu ontem a apresentação da candidatura do PS às próximas eleições autárquicas.
Para aqueles que não tiveram oportunidade de estar presentes deixo aqui o discurso que tive oportunidade de proferir na altura.
Um boa semana para todos,
Armando
_____________



PS (ASSEMBLEIA MUNICIPAL) – A MESMA FRENTE NA IDA A VOTOS

Caros Amigos e Amigas
Foi com muita satisfação e com profundo sentido de responsabilidade que aceitei encabeçar a lista do PS para a Assembleia Municipal. Faço-o, naturalmente, porque fui convidado e porque senti apoio para o fazer, mas faço-o também na certeza que o PS tem vindo progressivamente a ganhar cada vez mais a confiança dos munícipes do nosso Concelho. É uma relação de confiança que se tem vindo a construir e a aprofundar paulatinamente. Uma relação de confiança que permitiu há 4 anos aumentar a nossa representatividade de forma muito significativa, e que certamente se irá reforçar nestas eleições.

 A POLÍTICA FAZ-SE NOS LOCAIS PRÓPRIOS
E isto é muito importante! É importante para o Concelho que a política se faça nos locais próprios que são a Câmara, e a Assembleia Municipal, e as Assembleias de Freguesia.

Estamos todos fartos que a política se faça apenas e só na sede da Concelhia do PSD, e todo o resto seja uma mera formalidade. E isto começa logo pelas eleições. Há aqueles que pensam que isto já está todo decidido, que eles escolheram o Presidente, tiraram quem quiseram, puseram quem quiseram e que as eleições são uma mera formalidade. E isto é algo que temos todos que contrariar, porque a democracia não é uma mera formalidade, porque as reuniões de Câmara, as reuniões das Assembleias não são uma mera formalidade. São o sítio onde se discute com transparência e frontalidade as opções para o nosso Concelho. Porque muitos se vão apercebendo disto é que hoje contamos com o apoio de muitos que tendo votado no passado noutros partidos, vêm hoje em nós a única alternativa. E a estes e a todos os outros, temos que mostrar que é possível fazer melhor, que é possível fazer muito melhor.
 FIZEMOS (PS) TRABALHO SÉRIO

Não reclamamos para nós a perfeição, nem somos os donos da verdade absoluta, e é por isso que entendemos que isto é acima de todo um trabalho de equipa. E neste último mandato fomos três na Assembleia Municipal, eu, o Acácio e a Rosalina. 

Fizemos um trabalho muito sério, reunimos com muita gente, procuramos ouvir e no final defendemos sempre aquilo em que acreditámos. Podíamos ter feito melhor? É sempre possível fazermos melhor, mas eu sinto um grande orgulho naquilo que foi feito, e por isso quando fui convidado só coloquei uma condição foi que o Acácio e a Rosalina também viessem comigo. Pois faria algum sentido eu estar aqui a dizer-vos que fizemos um grande trabalho e agora a seguir varrer por completo todos aqueles que comigo trabalharam? Ou pior ainda, aceitar que fosse o partido a impor-me com quem é que eu devo trabalhar.

TANTAS VEZES TIVEMOS RAZÃO
ÁGUA MAIS CARA
Meus amigos, na política como na vida não vale todo, os fins nunca podem justificar todos os meios. Por isso é desta forma que me apresento perante vós, orgulhoso daquilo que fizemos, e convicto que podemos fazer melhor se tivermos mais força, mais representatividade. Porque tantas vezes tivemos razão… Relembro o caso da água, quantas vezes dissemos que não faria qualquer sentido estarmos a concessionar a rede de distribuição de água, porque isso iria aumentar de forma muito significativa a fatura da água. Hoje já quase triplicou, com tendência para aumentar e para se avançar para a privatização, quando de facto a água que consumíamos e que consumimos é extraída no Concelho, e quando tínhamos uma estrutura de distribuição financeiramente equilibrada.
EXCESSO DE PÓLOS ESCOLARES
 (quando há menos crianças)
Tantas vezes dissemos que a única coisa que faria sentido era aderirmos a um sistema de distribuição em alta para garantir que no futuro não viéssemos a ter falta de água. Mas não foi essa a solução porque aquilo que se pretendeu foi fazer dinheiro, com a concessão da rede de distribuição, para se avançar com os 8 novos polos escolares. Num investimento global superior a 22 milhões de euros e em que o financiamento comunitário ascendeu a pouco mais de 14 milhões de euros, por isso era necessário pagar o resto, e todos nós pagámos e todos nós o estamos a pagar através da fatura da água. Mas o problema é que não temos crianças para tantos novos polos escolares, com menos 3 novos polos escolares, tínhamos resolvido o problema com a mesma qualidade e continuávamos com a rede de distribuição de água. Mas todo isto era tão óbvio na altura, mas o problema é que os assuntos não são discutidos com abertura. Os assuntos são decididos por uma pessoa e suportados por uma maioria que não se questiona, porque quando se questiona sabe que tem a cabeça a prémio. E é este estado de coisas que não podemos deixar perpetuar.

 FUTURO APREENSIVO

Também vos digo que o futuro me deixa apreensivo. Pelo estado do pais, e porque isso se está naturalmente a fazer refletir sobre as autarquias e a nossa não é exceção. Vivemos tempos difíceis e o futuro próximo não trará facilidades.

ALGUMAS RECEITAS PARA CRIAR CONFIANÇA NO FUTURO:
CORTE NAS FESTAS E ROMARIAS;
ALÍVIO NO IRS E IMI;
...
ARTICULAR O TRABALHO COM AS ASSOCIAÇÕES;
...

Tenho para mim que a receita para estes tempos difíceis passa por três coisas. A primeira é focarmo-nos naquilo que é essencial; cortemos nas festas e nas romarias, aliviemos o IRS e o IMI e concentremo-nos naquilo que é essencial. A segunda passa por respeitar as pessoas; e respeitamos as pessoas quando ouvimos as pessoas, quando trabalhamos com e para as pessoas.
Os políticos não se podem colocar no cimo dos seus pedestais a tomarem decisões como se fossem dotados da sabedoria absoluta. Temos que saber trabalhar com as associações, não basta apenas financiar, é necessário articular, é necessário colocar todos a trabalhar no mesmo sentido, evitando duplicações e gerindo recursos da melhor forma. A última regra é o bom-senso, tanto disparate teria sido evitado se houve-se apenas bom-senso.
 APELO AO VOTO NO PS
Por tudo isto, peço o vosso apoio, o vosso e o daqueles que vos estão próximos, para que no próximo dia 29 de setembro possamos assistir a uma profunda mudança na forma como é governado o nosso Concelho.

Viva o Concelho de Oliveira do Bairro,
Viva o PS.
Oliveira do Bairro, 14 julho 2013
(Armando Humberto Pinto)
___________________
Arranjo gráfico da responsabilidade do editor. 

Sem comentários:

Enviar um comentário