22 de fevereiro de 2012

O 'ÚLTIMO' 18 de FEVEREIRO DE BUSTOS?



18 Fevereiro. Dia de Bustos. já lá vão 92 anos, que um grupo de valentes Bustuenses com Jacinto Simões dos Louros nos legou a nossa autonomia autárquica.
Pelas 8 horas ouviu-se a salva 21 tiros. Junto aos mastros do edifício da Junta foi cantado o Hino de Bustos e procedeu-se ao hastear de bandeiras.

O Orfeão de Bustos faz 29 anos e a ABC entra nos 31.
Paulo Alves, presidente da ABC (do Palacete do Visconde) hasteou as bandeiras correspondentes.
Seguiu-se o cortejo para o Largo da igreja velha com a incorporação do rancho folclórico de Santo António de Vagos, de um grupo de figurantes com trajes antigos exemplarmente dirigidos e apoiados pela incansável Clara Aires a quem Bustos muito deve. 


 A  abrir o cortejo, as ilustres personalidades autárquicas concelhias e locais. Para registo de boa nota viam-se os presidentes de junta da Mamarrosa e Troviscal.

Depositada uma coroa de flores, seguiu-se a romagem ao cemitério, para repetir  a  ‘sentida homenagem’ a todos os Bustuenses  já falecidos.

10-30, na junta de freguesia, foi inaugurada uma exposição com varias peças em madeira, de um residente em Bustos de seu nome, António Claro.

A seguir, sessão solene com os discursos da praxe, de várias entidades, contou com a presença de alguns deputados municipais.

Foi visualizado um vídeo, do passado e presente de Bustos da autoria da junta de freguesia e Clara Aires.

Durante a tarde  foi inaugurado o novo sintético do polidesportivo, com jogos de futebol, das camadas mais jovens.
A noite seguiu-se um jantar, no restaurante dois Telheiros onde estiveram presentes 170 pessoas. A Tuna Académica agradou.
Sérgio Pato

Sem comentários:

Enviar um comentário