28 de fevereiro de 2012

BUSTOS - ASSEMBLEIA DE FREGUESIA SEM DIREITO À SUA GALERIA

O 18 de Fevereiro em Bustos passou a ser uma efeméride emblemática por estar associado à publicação da Lei nº 942/1920 que oficializa a criação de freguesia de Bustos, um corolário feliz da luta travada pelos republicanos liderados por Jacinto dos Louros.
A comemoração do aniversário do nascimento da Freguesia esteve e está dependente do pulsar e visão do bairrismo das suas lideranças.



A Primeira Junta de Freguesia, eleita em 5 de Maio’1920, (9 décadas depois teve festa de anos) tornou efetcivo o processo de ampliação do cemitério nas vésperas do primeiro aniversário da publicação da Lei da segregação dos termos Bustos/Mamarrosa, conforme consta noexcerto da ata da sessão extraordinária de 13 de Fevereiro’1921:
“Foi posto em praça a obra de ampliação do cemitério, só quanto à mão de obra, e, depois de vários lanços, foi afinal arrematada por quatrocentos escudos a Manoel Simões Lusio casado carpinteiro do logar da Póvoa desta freguesia.”


No segundo aniversário, a Junta de Freguesia Para comemorar a data do dia dezoito de fevereiro de mil novecentos e vinte, em que foi publicado no Diário do Governo o decreto [lei] da criação desta freguesia, deliberou a Junta colocar na parede da frente da torre deste lugar, para que por todos possa ser vista, uma lápide com a inscrição d’aquela gloriosa data. E como no orçamento do ano corrente não há verba para esta despesa, mais foi deliberado que, por rateio, ela fosse adiantada pelos seus membros, até que se organize um orçamento suplementar, ou mesmo até ao orçamento geral do futuro ano, em que se descreverá essa verba como despesa facultativa, para ser restituída aos respetivos membros.” (ata da sessão da Junta de Freguesia do dia 15.01.1922).


Essa lápide fora colocada na velha torre e ao mesmo nível da imagem do santo exposta em nicho na frontaria da então capela de São Lourenço de Bustos, para mostrar a igualdade entre os poderes religioso e laico, implícita numa observação proferida por Belino Costa na sessão do 90º aniversário (?) da Primeira Junta de Freguesia presidida por Jacinto dos Louros. A lápide desapareceu nos escombros da demolição da velha capela e da torre.


Uma «réplica» da lápide exposta em lugar conforme no edifício da junta de freguesia proporcionaria o retalho de um feito da época de 1920. O grafo da lápide está citado de memória, para confirmar consta em «Memória de Outros Tempos», Vitorino Reis Pedreiras.


É incontroverso que Jacinto dos Louros foi a personalidade que se destacou na condução do processo da criação da Freguesia. Acontece que a memória de Jacinto dos Louros deveria merecer mais atenção dos conterrâneos. O fundador da Junta de Freguesia, insisto, deveria estar “presente” em Busto no átrio do edifício da Junta.
Uma passagem pela Sala da Assembleia de Bustos dá para constatar (e bem) a presença de fotos da sucessão dos Presidentes da Junta de Freguesia…
… mas, do primeiro e único órgão autárquico eleito diretamente – que é a Assembleia de Freguesia de Bustos – não consta alguma fotografia dos seus Presidentes.
Por distração, não deve ter sido. Se até os partidos representados na Assembleia de Freguesia não têm voz protocolar nas sessões solenes.
Até mais ver

MOSTRAR TRABALHO


A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro também não deixou de mostrar trabalho quando das recentes comemorações do Dia de Bustos. A Junta de Freguesia inaugurou o piso sintético do ringue desportivo e a Câmara  mandou colocar mais algumas carradas de areão à volta do Parque Infantil.

Andam todos a tratar do piso...


27 de fevereiro de 2012

ADERCUS [Serena, Oliveira do Bairro] - 3ª EM ALBUFEIRA














Disputou-se no domingo em Albufeira o “Cross das Amendoeiras em flor”, que englobou o campeonato nacional de corta-mato longo para séniores, juvenis e juniores.


A ADERCUS esteve representada em todos os escalões do campeonato nacional, com o destaque para o desempenho da equipa sénior feminina, que voltou a subir ao pódio, no 3º lugar.
 A vitória foi obtida pelo Maratona Clube de Portugal que colocou as quatro primeiras atletas pontuáveis nos cinco primeiros lugares. Seguiu-se o Sporting Clube de Braga, no 2º lugar, e a ADERCUS foi a 3ª equipa, com o contributo de Carla Martinho 14ª, Sara Carvalho 17ª, Joana Nunes 19ª, Elisabete Azevedo 22ª, Carina Marques 26ª e Mónica Simões 28ª.
 A equipa de atletismo da Serena, de Oliveira do Bairro juntou desta vez mais um troféu nacional ao alcançado em Benavente, no campeonato de estrada, seguindo-se já dentro de duas semanas o campeonato nacional de corta-mato curto a disputar em Guimarães.
Nos escalões mais jovens, os atletas bairradinos também estiveram em bom plano, com o juvenil de primeira época Daniel Moreira a cortar a meta no 14º lugar, e a equipa composta pelos colegas Márcio Gouveia, José Costa, Sócrates Borras e Dmytro Bondarenko a classificar-se no 6º lugar. Na corrida feminina, Soraia Silva que tinha possibilidade de lutar por lugares cimeiros, desistiu face às debilidades físicas provocadas por uma infeção respiratória que contraiu durante a última semana.
 Na corrida de juniores, Rute Silva foi a 10ª classificada e nos masculinos Miguel Gouveia foi o 34º. 



De referir ainda o bom desempenho de duas atletas aveirenses, residentes no concelho de Oliveira do Bairro, tendo Anália Rosa, do Maratona Clube de Portugal, subido ao pódio como vice-campeã nacional, e Sara Pinho, do Sporting Clube de Portugal, a 12ª classificada.
A participação da ADERCUS foi possível neste campeonato nacional com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro ao nível do transporte, sem o qual seria muito difícil permitir a deslocação de todos os atletas. 
ADERCUS
____________________________________________________________________________________
ADERCUS-Recer
CTT: Rua Angelino F. Rodrigues – Serena, 3770-303 Oliveira do Bairro
Tlm.:
93 2660 028 (António Mota, Presidente da Direcção);
96 6950 318 (Ricardo Esteves, Dir. Técnico);
91 8976 202 (António J. Silva, Monitor);
96 9394 665 / 91 6562 408 (Hugo Ramalho, Seccionista);

26 de fevereiro de 2012

BUSTOS - ESPECTÁCULOS DO DIA 19 DE FEVEREIRO

No domingo, dia 19, o Dia de Bustos cumpriu o programa. Teve lugar a missa com a animação do Grupo Coral do Orfeão de Bustos.


A partir das 15h00, 




no Auditório das obras sociais da igreja houve um espetáculo organizado pelo Orfeão de Bustos que teve teatro, cegada de carnaval exibida por um grupo de amigos, grupo de Cantares Populares de Bustos do Orfeão, e, a encerrar a orquestra ligeira de Vagos.

O evento teve casa cheia.

A assistência vibrou bastante.
(As 1ª e 3ª fotos já foram apresentadas)


Sérgio Pato

25 de fevereiro de 2012

RECICLANDO COM ARTE






Está patente na sala da Junta de Freguesia a exposição Reciclando com Arte de António Claro. Nascido há 43 anos, em Luanda, António Manuel Poço de Jesus Claro, veio para Portugal com seis anos, indo morar com a família para a Feiteira, terra de seu pai Alberto Claro. Casou com Cristina Claro, aos 21 anos, vindo a instalar-se no Sobreiro, onde vive actualmente. É técnico de telecomunicações e, por paixão, um especialíssimo artista plástico.
Escreve no desdobrável da exposição “Reciclando com Arte” que inaugurou no passado dia 18, na Junta de Freguesia.
“Em tempos em que não era possível ter os brinquedos que há hoje, e gostando de histórias aos quadradinhos, comecei com o fabrico de uma pistola a partir de uma simples raiz de árvore. Para o cavalo do “Mascarilha”, arranjei um bidão onde dormia o nosso cãozinho. Para fazer a cela cortei uma moita de erva e assim cavalgava nas batalhas contra os bandidos e os índios.
Daí até aos dias de hoje, sempre arranjei forma de dar azo às minhas ideias e sempre com o intuito de usar objectos ou restos que outrora tiveram uso, para colocar em prática essas ideias.”

8º CORTA-MATO CIDADE DE OLIVEIRA DO BAIRRO (2)

CONQUISTARAM O PÓDIO …

… Individualmente, os três primeiros classificados de cada escalão foram os seguintes:

Benjamins femininos
1ª Filipa Correia (Villa Cesari)
2ª Luana Ferrei (ADERCUS)
3ª Sofia Almeida (DA Recardães)

Benjamins masculinos
1º Samuel Rios (CD Feirense)
2º Fredy Silva (AFIS)
3º David Pinho (ACR Vale Cambra)

Infantis femininos
1ª Ana Nunes (CDC Codessos)
2ª Beatriz Rodrigues (ADERCUS)
3ª Danila Crisóstomo (UD Valmaior)

Infantis masculinos
1º João Pedro (ADREP)
2º Sandro Nogueira (CC S. João da Madeira)
3º Luís Oliveira (CD Feirense)

Iniciados femininos
1ª Maria Batista (ADERCUS)
2ª Inês Pinho (ACR Vale Cambra)
3ª Catarina Rodrigues (ADERCUS)

Iniciados masculinos
1º Isac Rios (CD Feirense)
2º Gonçalo Real (GRECAS)
3º Romeu Gomes (CC S. João da Madeira)

Juvenis femininos
1ª Rute Simões (Alunos Meirim FC)
2ª Carla Nunes (CDC Codessos)
3ª Patrícia Tavares (ADREP)

Juvenis masculinos
1º Daniel Moreira (ADERCUS)
2º Rui Almeida (ACD Ilhavos)
3º Tiago Cipriano (GRECAS)

Juniores femininos
1ª Rute Silva (ADERCUS)
2ª Ema Costa (CD Feirense)
3ª Patrícia Oliveira (CPTB Carcavelos)

Juniores masculinos
1º Ruben Reis (ADREP)
2º Miguel Gouveia (ADERCUS
3º Pedro Leal (AFIS)

Seniores femininos
1ª Rafaela Almeida (SL Benfica)
2ª Carla Martinho (ADERCUS)
3ª Joana Nunes (ADERCUS)

Seniores masculinos
1º Bati Burka (Etiópia)
2º Hugo Pinto (RB Running)
3º Artur Rodrigues (NA Cucujães)

Veteranos femininos
1ª Fernanda Miranda (SC Braga)
2ª Fátima Silva (CD Póvoa Vazim)
3ª Mª Fátima Pinho (GRECAS)

Veteranos 1 masculinos
1º António Fernandes (ACR Vale Cambra)
2º Manuel Ferreira (Arada AC)
3º Manuel Urbano (GDC Guilhovai)

Veteranos 2 masculinos
1º Alberto Almeida (GD 3 Santos Pop.)
2º Abílio Costa (São Salvador do Campo)
3º Manuel Costa (GDC Codessos)

Veteranos 3 masculinos
1º Benjamim Soares (AR Estrelas do Sul)
2º Pedro Terra (CC S. João da Madeira)
3º Germano Nadais (ACR Vale Cambra)

Veteranos 4 masculinos
1º Joaquim Godinho (GD 3 Santos Pop.)
2º Joaquim Ferreira (CPTB Carcavelos)
3º António Branco (CA Ovar)
_______________________________________________________
ADERCUS-Recer
CTT: Rua Angelino F. Rodrigues – Serena, 3770-303 Oliveira do Bairro
Tlm:
93 2660 028 (António Mota, Presidente da Direcção);
96 6950 318 (Ricardo Esteves, Dir. Técnico);
91 8976 202 (António J. Silva, Monitor);
96 9394 665 / 91 6562 408 (Hugo Ramalho, Seccionista);
 (ADERCUS)

8º CORTA-MATO CIDADE DE OLIVEIRA DO BAIRRO - 2012 (1)






BATI BURKA IMPÔS RITMO DEMOLIDOR

O lugar da Serena, sede da ADERCUS, foi o palco do “8º corta-mato cidade de Oliveira do Bairro” na passada terça-feira de Carnaval. O programa de provas teve início pelas 9:30 horas com o escalão de infantis, estendendo-se ao longo da manhã com corridas para todos  escalões.

Estiveram presentes clubes de norte a sul do país, tendo-se notado uma ligeira quebra de participação, resultante da falta de tolerância de ponto, que sempre foi habitual na data. A braços com a situação, faltando espaço no calendário competitivo para a alteração da data do evento, a organização decidiu manter a data marcada e ainda assim o balanço final foi bastante positivo ao nível do número de participantes e da qualidade dos atletas presentes.

Numa manhã de sol, que convidava para a prática desportiva, a opinião geral dos participantes foi bastante positiva para a forma como decorreram as provas e para a qualidade do tratamento do piso do percurso, para o qual contribuíram os serviços da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.

A organização do evento foi da responsabilidade da ADERCUS, com o apoio principal da Câmara Municipal, empresas locais, Associação de Atletismo de Aveiro e Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro.

Nos escalões mais jovens, destaca-se a presença sistemática de atletas dos dois clubes do concelho de Oliveira do Bairro no pódio, ADERCUS [Serena] e ADREP [Palhaça], mostrando em casa o trabalho de desenvolvimento desportivo que está a ser desenvolvido a nível local.

Na corrida principal feminina, com a distância de 6.450m, a vencedora foi a benfiquista Rafaela Almeida, que teve a forte oposição de um trio de atletas da ADERCUS, composto por Carla Martinho, Joana Nunes e Sara Carvalho, que durante muito tempo animaram a frente da corrida. Na tentativa de um triunfo para as cores da ADERCUS, à entrada para a terceira, de quatro voltas ao percurso, Joana Nunes tentou isolar-se, mas a atleta do Benfica conseguiu resistir. Rafaela Almeida entrou para a última volta já com a posição de vencedora definida e com Carla Martinho por perto, já no segundo lugar, posições que se mantiveram até à meta.

Entre as veteranas, Fernanda Miranda, do Sporting Clube de Braga, superiorizou-se a outra atleta internacional, que foi a Fátima Silva, da Póvoa do Varzim. Maria de Fátima Pinho, do GRECAS de Vagos, foi quem fechou o pódio, no 3º lugar.

A última prova em disputa, com a distância de 9.630m, foi corrida num ritmo demolidor pelo etíope Bati Burka, que está de passagem pelo nosso país para correr o “Cross das Amendoeiras em Flor”, em Albufeira, no próximo domingo. O atleta da Etiópia subiu ao pódio acompanhado por Hugo Pinto (RB Running), 2º classificado, e por Artur Rodrigues (NA Cucujães), 3º.

No pódio da prova de Oliveira do Bairro estiveram ainda os três primeiros classificados quatro escalões de veteranos masculinos e as três primeiras equipas classificadas nos vários escalões.
(ADERCUS)

24 de fevereiro de 2012

BIBLIOTECA DE BUSTOS ATRIBUI PRÉMIOS AOS “MELHORES LEITORES”



Estão de parabéns os alunos Carlos Gonçalves, Nádia Carvalho e Rodrigo Pereira, por serem, de entre os utilizadores do Pólo de Leitura de Bustos, no ano de 2011, os contemplados com o prémio “Os Melhores Leitores”, galardão que lhes permitiu, além da melhoria do saber, a aquisição de livros e material escolar no valor de 150 euros cada.

A seleção teve por base critérios como o interesse pelos livros e a assiduidade na procura do espaço, as pesquisas efectuadas nos diferentes suportes e o cumprimento das regras estabelecidas.
Esta iniciativa, instituída por um grupo de bustuenses aquando das comemorações do cinquentenário da Biblioteca de Bustos, veio para continuar no próximo ano, havendo já prémios para os Melhores Leitores de 2012. Uma continuidade que parte do contributo de alguns amigos, acrescido da mais valia de um dos seus elementos - a arte  de Martins Oliveira que , em recortes de espaço, cor  e luz,  procura o indizível e a verdade de si próprio na dádiva com o outro. O valor do quadro leiloado no decorrer da primeira exposição deste bustuense, e que rendeu a quantia de 300 euros, foi por ele dedicado aos jovens vencedores do próximo concurso.
Assim, aqui fica o desafio:
se és estudante e queres ser um vencedor,

Lê !
Pesquisa!
Cumpre as regras!
A Biblioteca – Pólo de Leitura de Bustos – espera por ti!
APARECE!