9 de junho de 2011

E O FÓRUM DE BUSTOS?

Em 19 de Setembro de 2010, (aqui)  dávamos notícia da realização de  “um almoço com uma dúzia de bustuenses mais ligados às acções que se vêm desenvolvendo no âmbito do chamado FÓRUM DE BUSTOS.”
Escreveu-se então que, “foi possível criar um grupo de trabalho permanente cuja missão será a de preparar a realização dos fóruns anuais e, ainda, a de apoiar e contribuir para outras iniciativas ligadas às nossas raízes e à defesa e promoção da nossa aldeia”.
Foi assim que surgiram os “Amigos de Bustos” que tão brilhantemente promoveram as comemorações dos
50 anos da fundação da Biblioteca, respondendo à sugestão de Arsénio Mota, um dos promotores do almoço juntamente com Alcides Freitas.
Como estamos em Junho e já muitos leitores nos perguntam para quando está marcado o Fórum 2011, aqui reproduzimos o repto . E o Fórum de Bustos, já tem data marcada, já tem programa?

1 comentário:

  1. Os chamados "Amigos de Bustos" reunirão a partir do meio dia do próximo sábado (creio que em casa da Dina, na Póvoa), com o objectivo de traçar o programa do FÓRUM DE BUSTOS, definir a data da sua realização, e distribuir tarefas para a recolha dos dados documentais, fotográficos e testemunhais do tema que, julgo, prevalecerá:
    Historiar e homenagear os MIGRANTES, isto é, aqueles que se deslocaram dalguma parte do território nacional e que migraram para Bustos, aqui organizaram a sua vida familiar e profissional e aqui criaram raízes e contribuiram para o progresso e engrandecimento de Bustos.
    De igual modo, defendo que deverão ser lembrados/homenageados os bustuenses que, ciclicamente e na altura da colheita do arroz, se deslocavam (sobretudo, de comboio) para outras terras e outros locais mais a sul, à procura de melhor ganha-pão.
    Estou a lembrar-me dos "ratinhos", que iam para a apanha do arroz, para a "Comporta", com então se dizia.
    Ainda neste sábado ou domingo sairá um texto no NB a dar conta do projecto para o Fórum deste ano.

    ResponderEliminar